Infográfico que sistematiza levantamento do Observatório Sebrae de Startups avaliou também os benefícios das ferramentas na gestão dos processos nos pequenos negócios inovadores do país
A Inteligência Artificial tem se tornado cada vez mais uma ferramenta fundamental no crescimento das startups brasileiras. Atualmente, 78% das empresas inovadoras do país já utilizam as tecnologias que usam algoritmos e dados para automatizar processos e fornecer insights. Os dados são do levantamento Founders Overview 2024, realizado pelo Sebrae Startups em parceria com a investidora de empresas em estágio inicial ACE Ventures. A pesquisa entrevistou cerca de 900 empreendedores com faturamento anual entre R$ 360 mil e R$ 300 milhões.
O resultado é que 65% das startups brasileiras tiveram aumento no seu crescimento e eficiência operacional com utilização da Inteligência Artificial. A análise de dados é a principal função das ferramentas nas empresas brasileiras (27,4%) , seguido pela automação de processos (24,8%), pela otimização do marketing (18,5%) e para a personalização da experiência do usuário (16,4%), conforme mostra o infográfico.
O Sebrae tem atuado junto com os atores da cadeia de inovação, como o Centro de Excelência em IA (CEIA), para avançar em agendas estruturantes no uso da IA nos pequenos negócios, viabilizando o acesso às novas tecnologias, investindo na inclusão produtiva e fluência em IA, no mapeamento e apoio à implementação de novas oportunidades de negócio, principalmente para os setores intensivos da cadeia produtiva e no fomento à startups.
O diretor-técnico do Sebrae Nacional, Bruno Quick, enfatiza que “a Inteligência Artificial é uma agenda com potencial de transformar uma nação. Por isso, diversos países e continentes tem se organizado para tal e o Brasil não está atrás”. O dirigente destaca ainda que o governo federal, por meio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), lançou no início de agosto o Plano Brasileiro de IA, com investimentos previstos na casa de R$ 23 bilhões para os próximos 4 anos e o Sebrae é parte fundamental para o plano.
Alexandre Souza, gerente de Inovação do Sebrae de Santa Catarina, destaca que o caminho para a plena integração da IA nas processos empresariais não é isento de desafios, também, para startups. “Dados do Observatório Sebrae Startups mostram que a escassez de talentos qualificados, apontada por 25,55% das startups, e os custos elevados de implementação, citados por 22,43%, são barreiras significativas. Além disso, a complexidade da integração com sistemas existentes e a resistência interna em algumas organizações também dificultam a adoção de soluções baseadas em IA”, pontuou o gestor.
“Apesar desses obstáculos, o impacto da IA já é visível no aumento da eficiência operacional e no crescimento de muitas startups. À medida que mais empresas abraçam essa inovação, a expectativa é que a IA continue a desempenhar um papel central na transformação digital e na criação de valor em diversas indústrias”, completou.
Superadas as dificuldades, é importante que as startups brasileiras permaneçam neste caminho. Isto porque a inteligência artificial também tem se tornado um atrativo para os investimentos. De acordo com a pesquisa, 60% dos empreendedores apontam que houve aumento do interesse dos investidores por empresas que usam IA.
As startups voltadas para educação (Edtechs) são as que mais utilizam as ferramentas de inteligência artificial (9%). As financeiras (8%), de tecnologia verde (5,5%) e aquelas ligadas à agricultura (5,5%) também estão entre as empresas inovadoras que mais utilizam soluções inteligentes para otimizar as operações.
Veja o infográfico:
Startup Summit
A Inteligência Artificial é um dos temas principais desta 7ª edição do Startup Summit, um evento promovido pelo Sebrae, que será realizado entre os dias 14 e 16 de agosto, em Florianópolis (SC). O palco 5 abrigará as principais palestras sobre o assunto. Mais de 8 mil pessoas passaram no evento em cada um dos dois primeiros dias. A estimativa é de que o evento gere um impacto econômico para a cidade de R$ 24,4 milhões.
No estande do Sebrae, os participantes podem conhecer um pouco do trabalho de sistematização de dados do Sebrae, expostos no Observatório de Startups. O site mostra, em tempo real, dados importantes sobre o ecossistema. Em pouco mais de um ano, o observatório passou de 3 mil empresas cadastradas na plataforma para mais de 13 mil, no último levantamento. Estima-se que o universo de startups brasileiras seja de 25 mil empresas. Todas as empresas podem se cadastrar na plataforma do Sebrae Startups. Pela plataforma, é possível acessar o observatório.