Por Thomas McCarthy, Diretor para Indústria de Base Biológica da AVEVA
Os ecossistemas naturais são uma das maravilhas da vida. Eles nos mostram como a interconexão cria resiliência e eficiência, ao mesmo tempo que estimula o crescimento e a inovação. É algo que deve inspirar a indústria de ciências biológicas à medida que ela enfrenta desafios crescentes em torno da eficiência operacional e da conformidade regulatória.
Árvores, plantas e animais individualmente não podem sobreviver de forma isolada dentro de uma floresta. Da mesma forma, empresas industriais não podem dar-se ao luxo de ter seus stakeholders trabalhando em silos. O pensamento colaborativo gera benefícios em todos os ecossistemas, o que inclui a indústria de ciências biológicas.
Quando detentores de licenças, fabricantes contratados, fornecedores de equipamentos e agências reguladoras fazem parcerias com as empresas, eles podem impulsionar o valor coletivo e dar suporte à sustentabilidade industrial. Dentro de um ecossistema conectado apoiado por gerenciamento de dados robusto, formatos padronizados e comunicação regulatória proativa, essas organizações podem quebrar barreiras, aumentar a eficiência e promover a conformidade em toda a cadeia de valor.
A digitalização da descoberta de medicamentos acelera sua colocação no mercado
Adotar uma abordagem centrada em dados para as operações permitiu que a Pfizer e sua parceira, a BioNTech, desenvolvessem, em tempo recorde, a primeira vacina de RNAm do mundo para a Covid-19. Com tanto em jogo durante a pandemia, a líder farmacêutica global precisava acelerar o complexo processo de descoberta, desenvolvimento e fabricação de um novo medicamento — ao mesmo tempo que diminuía o tempo de sua comercialização. A Pfizer usou tecnologias avançadas, incluindo um sistema de gerenciamento de dados na nuvem, para coletar, gerenciar, padronizar e contextualizar informações de processo sobre toda a sua rede mundial de produção em uma única e abrangente fonte de verdade.
A digitalização do processo de descoberta de medicamentos forneceu às partes interessadas da Pfizer informações de diferentes áreas da cadeia de valor da vacina a qualquer hora e em qualquer lugar. O novo software não apenas tornou mais fácil a colaboração remota, mas a transferência de conhecimento e tecnologia entre os locais foi simplificada. Por exemplo, dados de armazenamento de fazendas de freezers permitiram verificações de qualidade na integridade da cadeia fria. Da mesma forma, a análise de aprendizado de máquina ajudou a prever concentrações de RNAm. E os tempos de ciclo de produção forem mais rápidos com o agendamento em tempo real.
Esse ecossistema digital compartilhado melhorou os resultados de saúde em escala. Em 2022, aproximadamente 79.000 colaboradores da Pfizer de todo o mundo se reuniram em 125 países, com 15 locais e 45 ativos conectados. Mais de 1,4 bilhão de pacientes foram tratados com produtos da farmacêutica, e a entrega de vacinas relacionadas à pandemia aumentou cinco vezes. A empresa agora está aplicando o novo processo bem-sucedido a 104 projetos de pesquisa e desenvolvimento.
Elimine silos e eleve a qualidade dos dados para apoiar a conformidade
A experiência da Pfizer nos mostra como as tecnologias Pharma 4.0, como a Internet Industrial das Coisas (IIoT), análises avançadas, inteligência artificial (IA) e computação em nuvem estão transformando toda a cadeia de suprimentos farmacêutica.
Ao permitir a cooperação entre stakeholders internos e externos, essas tecnologias sofisticadas estão ajudando a criar uma cadeia de valor mais forte e mais conectada. Como resultado dessa colaboração mais forte, os silos de informações são eliminados, o gerenciamento de dados se torna mais robusto e é mais fácil dar suporte à conformidade, mesmo em ambientes de regulamentações em evolução.
Executivos de ciências biológicas relatam que modelos de ecossistemas podem fornecer vantagens significativas sobre abordagens comerciais tradicionais. A maioria (59%) de todos os executivos C-level do setor entrevistados na Pesquisa de Ecossistemas de 2023 da EY afirma que esses modelos aumentam a eficiência e reduzem custos.
Da mesma forma, mais da metade (54%) afirmou que elas levam à criação de novos produtos conjuntos, enquanto um número semelhante (55%) relatou que a abordagem conjunta promove melhorias na criatividade e na inovação.
Supervisão do ecossistema sob demanda leva a decisões melhores
Um ecossistema conectado suporta visibilidade holística de ponta a ponta em toda a cadeia de valor industrial. Ele reúne dados de diferentes entidades e os coloca em contexto, criando uma fonte digital de verdade semelhante ao sistema nervoso central do corpo humano. Como as equipes em cada organização conectada têm supervisão de todos os processos industriais sob demanda, elas podem tomar decisões melhores e mais rápidas apoiadas por dados empíricos e insights.
A experiência de um fabricante global de medicamentos biológicos mostra como essa conectividade entre empresas ajuda a levar assistência médica a mais pessoas em diferentes localidades. A criação de novos medicamentos envolve uma variedade incrível e intrincada de equipamentos, geralmente em diferentes instalações ao redor do mundo. Cada unidade deve, necessariamente, trabalhar em silos e trocar informações sobre o desenvolvimento de medicamentos, o que é trabalhoso e demorado.
Para acelerar a pesquisa, o desenvolvimento e a implementação, a empresa reuniu, em seu laboratório, todas essas informações díspares em um modelo virtual baseado em nuvem. Essa solução, conhecida como gêmeo digital, se torna um único ponto de verdade. Dados históricos e em tempo real de toda a rede podem ser contextualizados e analisados em um só lugar, permitindo que a empresa e seus parceiros modelem diferentes combinações e processos de medicamentos por uma fração do custo.
A solução não apenas reduziu os custos de execução de experimentos em escala, mas as melhorias de eficiência alcançadas foram de até 70%. De fato, executivos farmacêuticos veem o processo inovador como a base para um futuro de processamento contínuo de ponta a ponta, na qual o custo de produção pode diminuir multiplicado por um fator de 10 na próxima década.
Dados para benefícios transformadores
Muito parecido com um ecossistema natural, no qual cada elemento trabalha em conjunto harmoniosamente, o fluxo de dados dentro de um ecossistema conectado democratiza uma tomada de decisões superior, aprimorando a colaboração e a eficiência operacional. Um ecossistema industrial integrado oferece resultados transformadores semelhantes para as ciências da vida.
Com a transparência e acessibilidade de um fluxo único de dados, todos — de detentores de licenças a agências reguladoras — se reúnem na mesma página, alinhados em torno de objetivos comuns. Há menos erros porque todos trabalham a partir da mesma fonte de informações precisas. Desta forma, os processos são simplificados, e a necessidade de retrabalho diminui.
Com colaboração e tomada de decisão mais suaves, a produtividade aumenta e as equipes podem aderir aos cronogramas do projeto. Resultados consistentes e confiáveis melhoram a satisfação do cliente, e a lucratividade aumenta à medida que os processos se tornam mais eficientes e menos recursos são usados.
Assim como na natureza, a integração perfeita leva a uma resolução mais rápida de problemas nos negócios, permitindo que parceiros de todo o setor enfrentem desafios futuros com destreza e confiança.