A Aena expandiu a sua atuação no Brasil, passando em 2023 a operar mais 11 terminais aeroportuários, incluindo o de Congonhas. Para garantir uma gestão integrada entre todos os 17 aeroportos sob sua concessão, escolheram a T-Systems para implementar o SAP S/4HANA nos novos terminais, alinhando-se aos padrões globais da matriz.
A implementação do sistema exigiu colaboração entre equipes da T-Systems e da Aena, enfrentando prazos desafiadores e complexidades regulatórias regionais. O sucesso do projeto foi atribuído ao comprometimento das equipes, à governança eficaz e à liderança participativa, resultando em uma implementação estável e sem nenhum impacto negativo.
A partir de um plano ambicioso de atuação no Brasil, a operadora global de aeroportos Aena iniciou em 2020 a administração da concessão de seis aeroportos da Região Nordeste. Em agosto de 2022, venceu o leilão dos terminais de mais onze aeroportos, incluindo o Aeroporto de Congonhas, transformando-se na maior operadora aeroportuária do país.
Com o compromisso de assumir as operações desses novos terminais em outubro de 2023, a operadora tinha pouco tempo para implementar um sistema de gestão que a permitisse operar com estabilidade e excelência desde o primeiro dia, de forma integrada ao sistema dos aeroportos do Nordeste e em conformidade com os padrões exigidos pela sua matriz na Espanha.
Buscando atuar em completo alinhamento com os contratos globais, a Aena procurou a T-Systems para realizar a implementação do ERP SAP S/4HANA em sua operação no Brasil. Mas o principal fator levado em consideração na hora de fechar essa parceria foi a capacidade da T-Systems do Brasil de superar o desafio de implementar o sistema de gestão e deixá-lo em perfeita operação em apenas quatro meses.
“O cronograma apresentado pela T-Systems garantiu que seria possível implementar o sistema dentro do prazo, e isso foi decisivo na hora de escolher a empresa como nossa parceira.” Raul Moya Gonzalez – COO – Aena
A plataforma seria responsável por garantir a confiabilidade de todo fluxo financeiro e contábil, e deveria ser uma customização e adaptação do sistema SAP que já havia sido implementado anteriormente na operação dos aeroportos do Nordeste, garantido assim a integração das informações.
No desenvolvimento da solução, a Aena pode contar com a experiência dos seus colaboradores que já tinham passado por uma implementação anterior, e também com os consultores da T-Systems, que iniciaram gradativamente as entrevistas com os usuários para revalidar a documentação que já existia, para que o desenvolvimento fosse rápido e sem erros. O objetivo foi não só construir algo novo, mas também melhorar o que já tinha sido implementado anteriormente a partir da identificação dos problemas, e fazer o lançamento em apenas quatro meses.
Nesse processo, houve o envolvimento da T-Systems da Espanha, da T-Systems do Brasil, e dos times da Aena localizados na Espanha e no Brasil. Foram levadas em consideração as especificidades regulatórias de cada um dos onze estados dos aeroportos localizados no Brasil, aumentando ainda mais a complexidade de orquestração dessa transformação, com reuniões em línguas e horários diferentes. Foi utilizada a metodologia SAP Activate, além do Power BI, para consolidação dos testes e maior visibilidade das informações em tempo real.
O cronograma estabelecido inicialmente seguiu conforme o planejado e foi possível cumprir a data do lançamento, permitindo com sucesso o início das operações, tanto na parte fiscal quanto na parte contábil e de faturamento. A correta implementação garantiu a estabilidade da solução, com total transparência, refletindo na precisão dos controles internos – fator chave para a Aena, que na Espanha tem parte de seu capital público.
“Os profissionais da T-Systems foram extremamente comprometidos e tiveram os objetivos muito bem alinhados aos da Aena, trabalhando como se fossemos membros de um único time, o que foi fundamental para o sucesso do projeto.” Emerson Thomazini – Diretor de TIC – Aena
Para Raul Moya Gonzalez, COO da Aena no Brasil, a implementação tinha tudo para dar errado – pouco tempo, várias empresas envolvidas e usuários novos. Assim, a governança e o envolvimento da alta liderança das operações espanholas da Aena e da T-Systems foi fundamental para que a implementação desse certo, e na data certa.
Sobre a Aena
Aena Brasil é a marca da operação brasileira da espanhola Aena, maior operadora aeroportuária do mundo em números de passageiros, responsável pela gestão de 46 aeroportos e dois heliportos na Espanha. Também detém 51% do Aeroporto de Londres-Luton e atua no México (12 aeroportos), Colômbia (2) e Jamaica (2).
No Brasil desde 2020, a concessionária administra 17 aeroportos, que são responsáveis por cerca de 20% do tráfego aéreo nacional, consolidando-se assim como a maior rede de aeroportos concedidos do país. Com larga experiência em gestão aeroportuária, a empresa promove uma atuação integrada, aumentando a sinergia e promovendo mais eficiência em suas operações.