A Azul, maior companhia aérea em número de voos diários e cidades atendidas no Brasil, está implementando uma nova plataforma para automação das ações de CRM (Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente), comunicação em múltiplos canais e campanhas de marketing. A companhia fechou parceria com a Salesforce, o CRM com inteligência artificial número 1, que será a nova fornecedora dos serviços. Com a mudança, a previsão é de uma redução de cerca de 10% nos investimentos para aquisições de clientes, ao mesmo tempo que há estimativa de um incremento de até 5% na base de clientes fidelizados.
Entre os destaques da nova ferramenta da Salesforce estão o uso de Inteligência Artificial (IA) com foco em criação de conteúdo, integrações entre os canais digitais, gerenciamento de campanhas e segurança da informação entre outros.
Para Ciro Novello, gerente de CRM da Azul, o novo recurso vai trazer ainda mais inovações e integrações, inclusive com ferramentas de IA generativa e preditiva. “Já iniciamos a migração para o novo sistema, que deve ficar totalmente pronto até outubro. Nosso objetivo é que até a Black Friday o sistema já esteja totalmente implantado e pronto para nos ajudar a impulsionar as campanhas de marketing e comunicação com o Cliente durante o período”, comenta Ciro.
A expectativa é que a nova solução, além das melhorias diretas aos Clientes, com uma experiência mais fluída, traga mais conversão, aumento da produtividade e aperfeiçoamento de processos, ajudando a melhorar as métricas da Companhia nos canais digitais, como aplicativo, site, WhatsApp, e-mail, SMS e redes sociais.
“Com o uso da IA, queremos atender de forma rápida as expectativas dos clientes, oferecendo experiências personalizadas. Poderemos capturar a motivação e o sentimento do cliente em tempo real para que possa ser transformada em novas opções e experiência de acordo com o desejo”, explica.
Sobre a Azul
Azul S.A. (B3: AZUL4, NYSE: AZUL), a maior companhia aérea do Brasil em número de partidas e cidades atendidas, oferece 1.000 voos diários para mais de 160 destinos. Com uma frota operacional de mais de 180 aeronaves e mais de 16 mil tripulantes, a companhia possui uma malha de 300 rotas diretas. A Azul foi eleita pela Cirium (empresa líder em análise de dados de aviação) como a 2ª companhia aérea mais pontual do mundo em 2023. Em 2020, a Azul foi premiada como a melhor companhia aérea do mundo pelo TripAdvisor, sendo a primeira vez que uma companhia aérea brasileira conquistou o primeiro lugar no Traveller’s Choice Awards.