Por Victor Nascimento é Head de Produtos da HST Card Technology
A autenticação biométrica, especialmente através de PassKeys – tecnologia que alia a biometria a recursos de criptografia – já é vista na indústria de pagamentos como uma solução promissora para validar compras com cartões. Este movimento é impulsionado pela crescente necessidade de segurança e conveniência em um mundo digital cada vez mais conectado.
A transição para o uso de PassKeys está sendo liderada por gigantes da tecnologia como Google, Apple e Microsoft, que já implementaram essa tecnologia em seus sistemas operacionais (Android, iOS e Windows). A ideia é substituir o tradicional sistema de senhas por métodos mais seguros e práticos, como reconhecimento facial ou impressão digital. Essa mudança não apenas promove uma experiência de usuário mais fluida, mas também oferece proteção contra fraudes online, uma preocupação crescente no ecossistema de pagamentos.
Com a autenticação biométrica (fingerprint ou facial), os usuários podem realizar transações sem precisar lembrar senhas complexas ou passar por múltiplas etapas de verificação, como OTP (One Time Password) que já possui ataques conhecidos no mercado como phishing e SIM swapping. As PassKeys funcionam utilizando um par de chaves criptográficas, onde uma chave permanece no dispositivo do usuário e a outra é armazenada no serviço que está sendo acessado. Isso torna as PassKeys resistentes a ataques de phishing e aumenta significativamente a segurança das transações online.
O setor de pagamentos online já está se adaptando a essa nova realidade. A tecnologia Click to Pay, que está em fase de piloto no Brasil desde o início de 2024, promete integrar PassKeys para oferecer uma experiência de pagamento ainda mais segura e conveniente. Essa inovação será crucial para aumentar a confiança dos consumidores nas compras online, reduzir a taxa de abandono de carrinho e aumentar os índices de aprovação no e-commerce.
Durante um evento da VISA realizado no mês de maio, nos Estados Unidos, foi anunciado o Visa PassKey, que também está em fase de testes, evidenciando a tendência do setor em adotar soluções sem senha. Em um piloto que está sendo realizado na Europa, os dados mostram que a tecnologia favorece uma experiencia de compra mais rápida e com taxas de fraude 3x menores.
Ao mesmo tempo, a Mastercard está investindo na implementação de PassKeys em seus sistemas, com um piloto já em andamento na Índia, país onde as fraudes online cresceram 300% nos últimos dois anos.
Esse movimento indica um consenso crescente na indústria sobre a necessidade de abolir o uso de senhas tradicionais em favor de métodos mais seguros e com uma melhor experiencia, tornando a jornada de pagamento do usuário no e-commerce transparente. Além disso, há oportunidades significativas para expandir essa tecnologia para outros canais de pagamento, como o PIX no Brasil.
A autenticação biométrica através das PassKeys representa um avanço significativo na forma como como pagamos com cartões. À medida que mais empresas adotam essa tecnologia, podemos esperar um futuro em que a biometria será usada em massa em diferentes aplicações, em paralelo à autenticação tradicional (via usuário e senha ou MFA, por exemplo). O resultado será, com certeza, maior segurança e conveniência aos consumidores, maiores taxas de conversão e menores índices de fraudes aos comerciantes e emissores, enriquecendo o ecossistema de pagamentos.