O Mercado Livre e o Mercado Pago, líderes em e-commerce e serviços financeiros na América Latina, vêm redefinindo os padrões do uso de IA para potencializar os seus negócios, principalmente em datas sazonais, como é o caso da Black Friday. O objetivo é proporcionar uma experiência de compra ainda mais ágil e personalizada aos usuários em momentos de alto volume de acessos na plataforma.
Com a combinação de machine learning, deep learning e processamento de linguagem natural (NLP), a companhia analisa grandes volumes de dados em tempo real e identifica padrões complexos de comportamento, como buscas, interações e histórico de compras. Dessa forma, é possível antecipar tendências de consumo e, consequentemente, personalizar a jornada de compra de acordo com a necessidade dos mais de 60 milhões de compradores únicos da plataforma.
Além disso, a empresa também utiliza técnicas de computer vision e NLP para ajustar automaticamente descrições e formatos de anúncios, considerando regionalismos e preferências locais, o que deixa ainda melhor a experiência do usuário e maximiza as vendas com recomendações altamente personalizadas.
Personalização e agilidade na jornada de compra
Outra vantagem é a utilização de IA para a geração de textos curtos (pop up) direcionados para a necessidade do usuário. O uso da tecnologia para construção de títulos dos anúncios aumentou em 47% o volume de visitas e, consequentemente, a conversão em vendas. O uso de IA generativa também otimizou a produção de conteúdo descritivo dos produtos com foco em SEO.
“Queremos proporcionar uma experiência cada vez melhor para nossos consumidores, e a IA vem desempenhando um papel essencial em todo esse processo. Para se ter uma ideia, 60% das perguntas feitas pelos compradores já são respondidas automaticamente, sendo 90% com o uso de IA e 10% com regras automáticas buscando dados do próprio anúncio. Isso deixa a experiência do comprador mais ágil e apoia os vendedores na concretização das vendas, principalmente em peak season”, explica Daniel Ambrosio, Diretor de Engenharia do Mercado Livre no Brasil.
A empresa também registrou um aumento de +11 pontos percentuais nas respostas sugeridas sem edição pelos vendedores, reforçando a eficiência das soluções de IA.
Inovação e eficiência operacional
Com o objetivo de otimizar a sua operação logística e de estoque, principalmente em datas sazonais como a Black Friday, o Mercado Livre também anunciou o início de sua operação com 340 Robôs Autônomos (tecnologia “Shelves to Person”). Integrado ao trabalho dos colaboradores do centro logístico de Cajamar em São Paulo, a tecnologia reduz o tempo de processamento de pedidos na operação em até 20% e é capaz de processar até 20 mil itens por dia.
Os robôs, que se assemelham a discos com cerca de 1 metro de diâmetro, pesam 145 quilos, atingem velocidade máxima de 2 m/s e são capazes de suspender e transportar até 600 quilos de mercadorias. O tempo de autonomia é de oito horas, com duas horas de recarga, e eles se deslocam de forma autônoma para as estações de recarga.
Oferta de crédito com agilidade e assertividade
O Mercado Pago utiliza IA e Machine Learning há mais de 12 anos para conhecer melhor seus clientes. Agora, pela primeira vez durante a Black Friday, os usuários terão a oportunidade de ter uma nova ferramenta para análise de crédito em tempo real. Esse sistema permitirá que usuários, que já aderiram ao Open Finance, tenham acesso a ofertas personalizadas por meio de IA. A tecnologia analisa mais de 5 mil variáveis, como histórico de transações, itens comprados e dados de bureaus de crédito, para oferecer as melhores condições com base no perfil e nas necessidades de cada cliente.Essa solução se aplica a modalidades como cartão de crédito, crédito pessoal e linhas de crédito ( conhecidas no mercado como Buy Now, Pay Later – BNPL), promovendo a democratização do acesso ao crédito. Com quase 6 milhões de usuários já aderindo ao Open Finance, o Mercado Pago fortalece sua posição de liderança ao oferecer crédito com precisão e rapidez.