A BRF S.A., uma das maiores empresas globais de alimentos, deu mais um passo significativo em sua jornada de transformação digital. A empresa adquiriu a oferta RISE with SAP, preparando-se para migrar para a nuvem no início de 2025. Atualmente, a BRF já utiliza soluções como SAP Ariba, SAP SuccessFactors, SAP IBP e SAP Commissions. Agora, a companhia se prepara para implementar o SAP S/4HANA Cloud, o mais moderno ERP em nuvem disponível no mercado.
A relação entre BRF e SAP é longa e sólida. Como primeiro cliente da SAP no Brasil desde 1996, a empresa utiliza o sistema de gestão ERP da SAP para suportar etapas cruciais de sua cadeia produtiva, desde o backoffice até processos produtivos essenciais. Ao longo dos anos, a BRF tem incorporado soluções adicionais da multinacional alemã, adotando processos inteligentes, automatizados e baseados em melhores práticas, com foco em alta performance.
“A SAP está presente em todas as etapas da nossa operação, do campo à mesa. Isso inclui a compra de grãos, criação dos animais, industrialização, logística, distribuição, comercial e backoffice,” destaca Antonio Carlos Cesco, diretor de Tecnologia e Transformação Digital da BRF.
Embora o ERP atual tenha atendido bem às necessidades da BRF, a migração para o SAP S/4HANA Cloud promete trazer uma atualização tecnológica crucial. Essa mudança não só otimizará operações e aumentará a produtividade, como também aproveitará a inteligência artificial e o potencial analítico da nova ferramenta. “Adotamos uma estratégia de migração técnica com abordagem clean core. Queremos otimizar processos e garantir que a organização aproveite a versão mais recente do ERP com mínimas modificações, além de extensões e personalizações em conformidade com a nuvem,” complementa Cesco.
A abordagem clean core, mantida durante a migração para o SAP S/4HANA Cloud, assegura um processo mais rápido e simplificado. “O SAP S/4HANA Cloud permitirá maximizar a produtividade nas operações, facilitar a tomada de decisões e habilitar o uso de novas tecnologias, como inteligência artificial e sustentabilidade,” explica Adriano Testoni, vice-presidente de Vendas da SAP Brasil.
Com vasta experiência em mais de 25 indústrias e lições aprendidas de projetos anteriores, a equipe da SAP está bem equipada para antecipar e atender às necessidades da BRF. O objetivo é garantir melhor desempenho, eficiência, gestão de fornecedores e redução de riscos durante o processo de migração.
A BRF, que conta com mais de 90 mil colaboradores, atende a 300 mil clientes em mais de 127 países. Em 2024, BRF e SAP mapearão e entenderão a jornada de migração, com previsão de início no início de 2025 e conclusão em 11 meses.