Melhora da experiência do hóspede e aumento na eficiência operacional do hotel. É com base nesses dois pilares que a Atrio Hotel Management – a maior operadora hoteleira de capital 100% nacional do Brasil – investiu no desenvolvimento de um totem de autoatendimento para check-in eletrônico. As adaptações ao software da Samsotech, empresa parceira com sede em Dubai, foram integralmente customizadas sob o comando de Carlo Pereira, diretor de Tecnologia e Inovação da empresa. Durante seis meses, ele trabalhou no projeto, exclusivo no Brasil, e o piloto entrou em operação no mês de agosto, no Ibis Budget Curitiba Centro.
“Eles são especialistas nesse tipo de solução que foi integrada ao Opera, nosso sistema operacional, e adaptada para a realidade brasileira, permitindo a leitura de documentos como RG e CNH, além do passaporte”, explica Carlo Pereira. Para reduzir os custos de importação, o gabinete foi produzido no País, em parceria com a catarinense Videosoft, reconhecida na construção dessas estruturas para a indústria de alimentos e bebidas.
Embora relativamente simples e intuitivo, do ponto de vista de sua utilização, o processo é completo, complexo em termos de necessidade de integração e leva em conta fatores que vão desde a identificação do hóspede – pelo número da reserva, nome ou CPF – até o pagamento das diárias e a retirada das chaves que são produzidas no mesmo equipamento. “Hóspedes que viajam com crianças são os únicos que não podem fazer o check-in pelo totem por conta da legislação brasileira que exige a apresentação de um documento para comprovar que o adulto é o tutor legal do menor”, ressalta Pereira.
Com menos de um mês de operação, o piloto já é responsável por uma redução de 20% no tempo de check-in no hotel que tem fluxo intenso de hóspedes. A ideia é oferecer a solução em outras duas unidades até dezembro deste ano – ambas em Guarulhos (SP) e escalar para outros 10 hotéis ainda no primeiro semestre de 2025. Até o final deste mês, a Atrio lançará uma nova versão, com interface mais amigável e criada por especialistas em UX.
Totem de autoatendimento para check-in, foto divulgação
O totem de check in eletrônico integra o aporte de R$ 14 milhões orçados pela companhia para as áreas de tecnologia e inovação em 2024. Além dele, a Atrio já oferece o pré check-in por celular e um chatbot que usa inteligência artificial para fazer a reserva. “Essas são funções que já existem no varejo e em outros segmentos mais econômicos mais consolidados e nós estamos dando os passos necessários para que se tornem realidade na hotelaria no nosso mercado”, finaliza o executivo.