Colaboradores felizes são 31% mais eficientes no trabalho, demonstram três vezes mais criatividade, de acordo com o relatório da Universidade da Califórnia
Reter talentos em uma empresa é essencial para garantir não apenas a continuidade das operações, mas também o crescimento sustentável e a inovação. Isso envolve criar um ambiente onde os colaboradores se sintam valorizados, motivados e engajados. Talentos retidos proporcionam estabilidade e consistência na execução das operações, pois estão familiarizados com os processos e sistemas da empresa. Além disso, colaboradores experientes e comprometidos tendem a ser mais produtivos, contribuindo para a inovação e a qualidade do trabalho realizado.
Segundo a Talent 2020, pesquisas longitudinais realizadas pela Deloitte, apontam que 42% das pessoas entrevistadas procuram novos empregos quando sentem-se que as empresas não valorizam suas habilidades.
“Retenção de talentos também ajuda a reduzir custos associados à contratação e treinamento de novos funcionários, além de fortalecer a cultura organizacional e melhorar a moral da equipe. Investir na retenção de talentos não apenas fortalece a posição competitiva da empresa, mas também promove um ambiente de trabalho mais estável e gratificante para todos os envolvidos”, explica Leiza Oliveira, CEO da Minds Idiomas.
De acordo com um relatório da Universidade da Califórnia, pessoas que se encontram em um estado de felicidade tendem a ser significativamente mais produtivas. Em média, são 31% mais eficientes no trabalho, demonstram três vezes mais criatividade e alcançam um aumento de 37% nas vendas em comparação com seus colegas.
Pensando nisso, Leiza Oliveira cita 7 dicas sobre como reter talentos na sua empresa, estratégias que também aplicamos na nossa rede Minds:
- Cultura organizacional forte: construa uma cultura organizacional sólida e alinhada com os valores da empresa, que inspire confiança e engajamento.
- Ofereça um ambiente de trabalho positivo: cultive um ambiente onde os funcionários se sintam valorizados e motivados, promovendo um clima de trabalho positivo.
- Desenvolvimento profissional: invista no desenvolvimento contínuo dos seus colaboradores através de treinamentos, workshops e oportunidades de aprendizado.
- Reconhecimento e Recompensas: reconheça o bom trabalho e recompense os funcionários pelo seu desempenho, seja através de incentivos financeiros, elogios públicos ou promoções.
- Equilíbrio entre vida profissional e pessoal: promova um equilíbrio saudável entre o trabalho e a vida pessoal dos seus colaboradores, oferecendo flexibilidade quando possível.
- Comunicação transparente: mantenha uma comunicação aberta e transparente, onde os funcionários se sintam à vontade para expressar ideias, preocupações e feedback.
- Oportunidades de crescimento: ofereça oportunidades claras de crescimento na carreira dentro da empresa, demonstrando um plano de desenvolvimento de longo prazo para os talentos.
Investir na retenção de talentos não é apenas uma estratégia inteligente, mas também um compromisso fundamental para o crescimento e a excelência contínua de qualquer organização.
Sobre a Minds Idiomas
Com 16 anos de existência, o segredo da rede de idiomas Minds é a tecnologia. Contando com mais de 70 escolas em todo país, a Minds foi a primeira rede a implantar o ensino do inglês em tablets, mantendo os livros físicos. Com especialistas em captação de conteúdo, a CEO Leiza Oliveira sabe que a forma de aprendizado de cada criança e adulto é individual. Personalizar e inovar são as palavras que movem franqueados e alunos da rede. O tempo de duração do curso da Minds é de 18 meses e há outras modalidades de ensino. Acesse o nosso site e conheça mais sobre o mundo Minds.