A plataforma baseada em inteligência artificial promete revolucionar a forma como pequenas empresas se comunicam com seus clientes.
Alunos de Administração da FEI (Fundação Educacional Inaciana Pe. Sabóia de Medeiros), venceram a premiação INOVAFEI na categoria inovação, com o projeto chamado Ativa Clientes. A proposta do trabalho é desenvolver um software como serviço (SaaS) que permite a personalização de e-mails de marketing utilizando algoritmos de inteligência artificial. A ideia surgiu a partir da constatação de que e-mails personalizados são mais eficazes, resultando em um aumento de 29% na taxa de abertura e 41% na taxa de cliques, conforme dados do Abmatic. A plataforma já possui 22 clientes e oferece três planos pagos, além de um plano gratuito para demonstração.
O trabalho foi criado pelos alunos Gusthavo Nicolau Marostica, Kevin Hiroaki Komati, Leonardo Pessoa dos Santos e Walter Tonelotto Neto e orientado pelo Professor Dr. André Silva de Carvalho. A Ativa Clientes é uma startup que utiliza a IA Generativa, para resolver problemas de comunicação de forma assertiva e impactante. A personalização em massa leva a mais aberturas, cliques e respostas nos e-mails.
“Considerando cada cliente como único. A Ativa Clientes permite que um funcionário sem uma qualificação especial possa entender a perspectiva de um cliente específico e solicitar a Ativa Clientes uma abordagem personalizada para o cliente, para impactar exatamente na dor do cliente”, explica o Professor André Carvalho.
Walter Tonelotto Neto, aluno líder do projeto, destaca: “Nosso diferencial é que, com poucos cliques, qualquer empresa pode enviar milhares de mensagens totalmente únicas e personalizadas, gerando novas oportunidades de negócio. A expectativa para o futuro da plataforma é expandir as funcionalidades e integrar novos canais de comunicação, como o WhatsApp”.
O INOVAFEI é um evento da FEI que premia os Trabalhos de Conclusão de Curso mais inovadores de cada curso da instituição. A categoria de inovação, vencida pelos alunos do curso de administração, é a mais almejada e comemorada pelos alunos.
Sobre a FEI:
Com mais de oito décadas de tradição, a FEI (Fundação Educacional Inaciana Pe. Sabóia de Medeiros) se destaca entre as instituições de Ensino Superior no Brasil nas áreas de Administração, Ciência da Computação, Ciência de Dados e Inteligência Artificial e Engenharia. Referência em gestão, inovação e tecnologia, a FEI já formou mais de 60 mil profissionais e tem como propósito proporcionar conhecimento aos seus alunos por todos os meios necessários, visando à construção de uma sociedade desenvolvida, humana, sustentável e justa, por meio do ensino, pesquisa e extensão.
A FEI faz parte da Companhia de Jesus e oferece cursos de Administração, Ciência da Computação, Ciência de Dados e Inteligência Artificial e Engenharias – habilitações em Engenharia Civil; Engenharia de Automação e Controle; Engenharia de Materiais; Engenharia de Produção; Engenharia Elétrica; Engenharia Mecânica e Engenharia Mecânica com ênfase Automobilística; Engenharia Química e a primeira graduação em Engenharia de Robôs do País, sendo o maior polo educacional de robótica inteligente da América Latina.
Acompanhando as megatendências mundiais para o futuro, a FEI participou da formulação das novas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Engenharia e Administração, propondo ao Ministério da Educação conceitos de interdisciplinaridade e empreendedorismo, que fazem com que os alunos tenham uma formação mais ampla e alinhada com as transformações tecnológicas.