O setor de alimentação saudável deve crescer 27% no Brasil até 2025, segundo a Euromonitor Internacional. E, para acompanhar a expansão desse segmento, a maior distribuidora de produtos saudáveis da região norte do Brasil, Gabi Comércio, decidiu automatizar seus processos com os aplicativos de venda e gestão da MáximaTech, empresa especializada em soluções de tecnologia para a cadeia de abastecimento e líder em força de vendas, segundo o ranking Abad/NielsenIQ.
Detentora de um vasto portfólio de produtos, que inclui as marcas Lowçucar, Campo Largo, Jasmine e Native, entre outras, a Gabi Comércio tinha um processo comercial moroso, que era feito a partir da anotação dos pedidos em papel. Somente ao final do dia, as solicitações eram entregues aos faturistas para digitação, processo que gerava divergências no estoque e até mesmo atrasos na entrega, dificultando a fidelização e a satisfação dos clientes.
Com a adoção do maxPedido, utilizado pelos representantes comerciais em campo, e do maxGestão da MáximaTech para atender os gestores comerciais, a empresa ganhou transparência e dinamicidade na operação. “Os pedidos, que antes levavam cerca de um dia para serem enviados, passaram a ser contabilizados em poucos minutos. Como resultado, conseguimos ter mais agilidade nas atividades e redução de erros nas operações, o que nos proporcionou aumentar o faturamento em 30%”, compartilha o gerente de TI da Gabi Comércio, Miguel Neto.
Segundo Neto, se fosse utilizado o mesmo processo manual de antes com a realidade atual, seria preciso de quatro a cinco dias para a digitação dos pedidos e mais pessoas trabalhando para fazer o mesmo que hoje é realizado em minutos na aplicação.
O maxPedido também auxiliou os vendedores num trabalho mais consistente do mix de produtos. Sem o apoio de um aplicativo, a equipe precisava saber o código dos itens e ter em mãos a tabela de preço e o catálogo. Agora, todas essas informações podem ser conferidas diretamente na plataforma, trazendo mais velocidade e assertividade ao processo, além de permitir traçar melhores estratégias.
Outro ganho mencionado é a avaliação da performance de cada vendedor por meio do maxGestão, o que trouxe à distribuidora a possibilidade de operar com táticas de negociação para aumentar as vendas.
O Chief Product Officer (CPO) da MáximaTech, Thiago Melo, explica que em um cenário dinâmico como a cadeia de abastecimento, tecnologia é uma necessidade para se manter competitivo. “Ter as informações sincronizadas em tempo real diminui as chances de erros e permite que toda a equipe foque em ações cada vez mais estratégicas, aumentando a produtividade e o crescimento da empresa”, finaliza Melo.