Mercado

Gartner prevê que 30% dos projetos de GenAI serão abandonados até 2025

Gartner prevê que 30% dos projetos de GenAI serão abandonados até 2025
Imagem: Freepik

Desafios e oportunidades da IA Generativa: O que esperar e como medir o retorno sobre o investimento

Durante o Gartner Data & Analytics Summit, realizado de 29 a 30 de julho em Sydney, analistas da Gartner exploraram o valor comercial da IA generativa (GenAI). A Gartner prevê que pelo menos 30% dos projetos de IA generativa serão abandonados após a prova de conceito até o final de 2025. As razões incluem baixa qualidade dos dados, controles de risco inadequados, custos crescentes e valor comercial pouco claro.

Rita Sallam, Distinguished VP Analyst na Gartner, destacou: “Após o hype do ano passado, os executivos estão impacientes para ver retornos sobre os investimentos em GenAI, mas as organizações estão lutando para provar e realizar valor. À medida que o escopo das iniciativas se amplia, o fardo financeiro de desenvolver e implementar modelos GenAI é cada vez mais sentido.”

A justificativa do investimento substancial em GenAI para melhoria de produtividade é um desafio, dificultando a tradução direta em benefício financeiro. Organizações estão utilizando GenAI para transformar modelos de negócios e criar novas oportunidades, mas esses projetos custam entre US$ 5 milhões e US$ 20 milhões.

“Infelizmente, não há um tamanho único para todos com GenAI, e os custos não são tão previsíveis quanto outras tecnologias,” disse Sallam. “O que você gasta, os casos de uso em que você investe e as abordagens de implantação que você adota, tudo determina os custos. Seja você um disruptor de mercado que deseja infundir IA em todos os lugares ou tenha um foco mais conservador, cada abordagem possui diferentes níveis de custo, risco, variabilidade e impacto estratégico.”

A pesquisa da Gartner indica que a GenAI requer uma maior tolerância para critérios de investimento financeiro indireto e futuro versus retorno imediato sobre o investimento (ROI). Muitos CFOs não se sentem confortáveis ​​em investir hoje para valor indireto no futuro, o que pode distorcer a alocação de investimentos para resultados táticos versus estratégicos.

Percebendo o Valor Comercial

Adotantes em todos os setores e processos de negócios relatam melhorias que variam conforme o caso de uso, tipo de trabalho e nível de habilidade do trabalhador. Uma pesquisa recente da Gartner com 822 líderes empresariais (setembro a novembro de 2023) revelou um aumento médio de 15,8% na receita, 15,2% de economia de custos e 22,6% de melhoria na produtividade.

“Esses dados servem como um ponto de referência valioso para avaliar o valor comercial derivado da inovação do modelo de negócios GenAI,” disse Sallam. “Mas é importante reconhecer os desafios na estimativa desse valor, pois os benefícios são específicos da empresa, do caso de uso, da função e da força de trabalho. Muitas vezes, o impacto pode não ser imediatamente evidente e pode se materializar ao longo do tempo. No entanto, esse atraso não diminui os benefícios potenciais.”

Calculando o Impacto Comercial

Para estabelecer o ROI direto e o impacto de valor futuro, as organizações podem analisar o valor comercial e os custos totais da inovação do modelo de negócios GenAI, segundo a Gartner. Isso é crucial para tomar decisões de investimento informadas.

“Se os resultados comerciais atenderem ou excederem as expectativas, isso representa uma oportunidade de expandir os investimentos ao dimensionar a inovação e o uso do GenAI em uma base de usuários mais ampla ou em divisões comerciais adicionais,” disse Sallam. “No entanto, se não atenderem, pode ser necessário explorar cenários alternativos de inovação. Esses insights ajudam as organizações a alocar recursos estrategicamente e determinar o caminho mais eficaz a seguir.”

Gartner Data & Analytics Summit

Os analistas da Gartner estão apresentando as últimas pesquisas e conselhos para líderes de dados e análises no Gartner Data & Analytics Summit em Sydney. Siga as notícias e atualizações das conferências no X usando #GartnerDA.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *