Competitividade

Grupo CCR acelera estratégia para eliminar pagamentos em dinheiro até 2026

Grupo CCR acelera estratégia para eliminar pagamentos em dinheiro até 2026
Imagem: Divulgação

O Grupo CCR, maior empresa de infraestrutura de mobilidade do Brasil, iniciou a instalação de sistemas de autoatendimento nas rodovias estaduais de São Paulo, avançando mais um passo em sua estratégia para eliminar o uso do dinheiro nas praças de pedágio até 2026. A partir de setembro, os clientes que trafegam no Sistema Anhanguera-Bandeirantes, administrado pela CCR AutoBAn, e nas rodovias do sudoeste paulista sob gestão da concessionária CCR SPVias, como a Raposo Tavares (SP-270) e Castello-Branco (SP-280), terão acesso a essa mais essa facilidade.

A instalação dos chamados ATM (Automated Teller Machines) nas rodovias estaduais de São Paulo faz parte de uma série de inovações introduzidas pela CCR Rodovias para melhorar a experiência do cliente, diversificando os meios de pagamento dos pedágios e tornando as viagens mais confortáveis e seguras, e ampliar a eficiência das suas operações. Nos últimos dois anos, foram adotadas diversas facilidades nas rodovias do Grupo CCR, incluindo o uso de cartões de débito e crédito com a tecnologia de pagamento por aproximação (NFC), o sistema de free flow (pagamento automático) e os ATMs nas rodovias federais sob concessão da Companhia.

A evolução nesta jornada já se reflete nos números de transações nas praças das rodovias da Empresa. Atualmente, os meios eletrônicos de pagamento representam hoje cerca de 85% do total de transações, ante 56,3% apurados em janeiro de 2020. 

Os dados mostram também um crescimento sustentado das transações realizadas via cartões de débito e crédito com a tecnologia NFC. Na comparação entre outubro de 2022, quando foi concluída a implantação do pagamento por aproximação nas rodovias estaduais paulistas, e igual período de 2024, esta modalidade registrou uma forte alta de 350%, passando de 3,84% para 13,45% do total, sinalizando o interesse do cliente por esta facilidade.

Além disso, o uso do cartão superou o dinheiro pela primeira vez nas rodovias do Grupo CCR. Em julho deste ano, os pagamentos em espécie corresponderam por 13,17% do total, inferior aos 13,45% mencionados anteriormente. Este movimento é uma das justificativas para a adoção e expansão do sistema de ATMs nas rodovias da CCR Rodovias.

“A nossa meta de eliminar o uso do dinheiro nas praças de pedágio faz parte de uma agenda mais ampla do Grupo CCR de melhorar a experiência para o nosso cliente. Os números mostram que há uma mudança no seu comportamento, e estamos incentivando esse movimento com inovação e tecnologia”, explica o presidente da CCR Rodovias, Eduardo Camargo.

Mais opções e maior agilidade

Para o motorista, a implementação da tecnologia ATMs traz rapidez no pagamento, contribuindo para reduzir o tempo de viagem. O sistema será instalado em 54 cabines em praças de pedágio da CCR AutoBAn (32 cabines) e da CCR SPVias (22 cabines) nos próximos meses. 

A primeira praça de pedágio da CCR AutoBAn a receber a nova tecnologia será a de Campo Limpo, na Rodovia dos Bandeirantes (SP-348), enquanto que a implantação inicial na CCR SPVias ocorrerá na praça de Quadra, na Rodovia Castello-Branco (SP-280). No primeiro momento, as cabines com ATMs atenderão somente veículos leves (automóveis).

A CCR Rodovias já instalou 61 cabines de ATMs em suas rodovias federais, sendo 24 na CCR ViaSul (RS); 17 na CCR RioSP; 16 na CCR ViaCosteira (SC), e quatro na CCR ViaLagos (RJ), que foi a primeira concessão do Grupo a receber a tecnologia, em 2021. Nestes locais, as transações por meio do ATM saltaram de 2% para 35% das passagens nas pistas manuais, demonstrando a ampla aceitação deste meio de pagamento pelos clientes. 

Sobre o Grupo CCR
O Grupo CCR, maior empresa de infraestrutura de mobilidade do Brasil, atua nas plataformas de Rodovias, Mobilidade Urbana e Aeroportos. São 39 ativos, em 13 estados brasileiros e mais de 17 mil colaboradores. O Grupo é responsável pela gestão e manutenção de 3.615 quilômetros de rodovias, realizando cerca de 3,6 mil atendimentos diariamente. Em mobilidade urbana, por meio da gestão de metrôs, trens, VLT e barcas, transporta diariamente 3 milhões de passageiros. Em aeroportos, com 17 unidades no Brasil e três no exterior, atende 46 milhões de clientes anualmente. A companhia está listada há 13 anos no hall de sustentabilidade da B3.

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