O Grupo Hörmann, maior fornecedor europeu de portas e portões, com mais de 100 pontos de venda em mais de 40 países e representada por parceiros de vendas em mais de 50 outros países, investiu na modernização de seus parques de TI e escolheu a plataforma Magic xpi para promover a integração entre os sistemas legados on premise e na nuvem, incluindo o sistema de gestão SAP, utilizado em seis fábricas de produção, enquanto outras fábricas usavam vários sistemas ERP legados proprietários e aplicativos especialistas para controlar a entrada de pedidos e da produção. Além disso, nas filiais da empresa, era usado um sistema ERP mais antigo e adaptado, enquanto o ambiente SAP R3 era executado em um sistema operacional proprietário.
Para melhorar o desenvolvimento dos negócios e avançar em sua jornada de transformação digital, a empresa buscou criar sistemas de TI flexíveis e preparados para o futuro e fluxos de trabalho enxutos em todos os locais.
A opção foi migrar os sistemas de gestão SAP usados em filiais e plantas de produção em todo o mundo para o SAP S/4HANA, o que exigiu a integração do SAP R3 com sistemas ERP legados no IBM i (AS/400) e outros aplicativos de sistema, bem como a conexão de sistemas de autoridades externas e parceiros ao ambiente de TI. Outro grande desafio foi a padronização de mais de 200 interfaces AS/400 existentes e a substituição de várias conexões ponto a ponto (P2P) nos níveis do sistema operacional.
Para esta tarefa, o Grupo Hörmann selecionou a plataforma de integração Magic xpi porque a ferramenta oferece uma abordagem visual e sem código que utiliza tecnologia para realizar a integração de todas as plataformas e sistemas externos. No projeto, a empresa também substituiu várias conexões P2P, estabelecendo assim os pré-requisitos para uma migração SAP S/4HANA.
A plataforma Magic xpi possibilitou à Hörmann a executar todos os processos complexos e transformações em um ambiente de integração, facilitando a documentação de dependências de processos combinadas com consistência de dados e segurança de transações, com suporte a todos os padrões do setor e componentes padrão certificados existentes, como o conector SAP, além de oferecer uma série de recursos importantes, como modelagem de processos de negócios (BPM), modelagem gráfica, configuração intuitiva, usabilidade e um design baseado em regras de negócios.
“A lógica fácil de entender e a alta transparência do Magic xpi permitiram que nos familiarizássemos rapidamente com a ferramenta e agíssemos de maneira independente. Ficamos muito impressionados com o grande compromisso da equipe Magic e seu rápido tempo de resposta, bem como com seu profundo conhecimento dos sistemas e interfaces relacionados”, comenta Markus Dassmann, Head of SAP Application Management na Hörmann KG.
O executivo destaca ainda os principais resultados com a integração com Magic como ponto central de comunicação entre as aplicações e sistemas de dados: as operações são mais precisas, confiáveis e eficientes, com a eliminação de ciclos de desenvolvimento interno caros e demorados, deixando a equipe do Grupo Hörmann livre para se concentrar em outros projetos.
“Os fluxos de dados para processos de negócios entre todos os sistemas internos e externos podem agora ser integrados e operados, incluindo sistemas legados IBM i (AS/400), gerenciamento de mercadorias, SAP R3, sistemas de contabilidade de despesas de viagem e aplicativos especiais dentro das plantas de produção individuais“, acrescenta.
A sincronização de todos os dados relevantes para a comunicação, como dados mestre, dados de entrada e criação de pedidos, faturas de entrega e exportação, gerenciamento de estoque, factoring, contabilidade financeira e despesas de viagem são destacadas por Markus Dassmann como benefícios claramente percebidos pela companhia, que obteve forte economia de tempo por meio do compartilhamento de dados com sistemas de parceiros de negócios externos, bem como com escritórios de alfândega e exportação – uma conexão com o sistema de processamento de tarifas e alfândega local permite o processamento direto e a transferência de dados referentes a taxas alfandegárias e ao peso das mercadorias.