Ninguém gosta de lidar com call centers, especialmente quando se trata de cobranças. Esse processo é incômodo tanto para quem faz quanto para quem recebe as ligações, lembrando das contas em atraso. Em meio a esse cenário, a startup Monest está utilizando inteligência artificial para recuperar valores de forma mais eficiente e menos intrusiva.
Inovações no Mercado de Cobrança
A Monest, fundada em 2018, desenvolveu a IA Mia, que se mostrou extremamente ativa nos últimos meses, realizando mais de 4,5 milhões de interações no último trimestre e fechando mais de R$ 54 milhões em acordos, dos quais R$ 18,9 milhões já foram pagos aos clientes. A startup, que começou com aplicações básicas de Processamento de Linguagem Natural (PLN), otimizando conversas, agora utiliza a IA Mia para transformar o mercado de cobranças.
As Origens da Monest
Thiago Oliveira, o empreendedor paranaense por trás da Monest, sempre teve um interesse profundo no mercado de cobranças. Crescendo em uma família com negócios nesse setor, ele acompanhou a apreensão de veículos por problemas de pagamento desde os 14 anos. Após uma carreira em tecnologia na Holanda e startups em Londres, Oliveira usou a empresa de cobrança de seu pai como laboratório para criar a Monest.
De 2018 a 2022, a Monest ofereceu serviços tradicionais de call center e uma plataforma SaaS de auto-negociação com interações limitadas. A revolução veio com a introdução do ChatGPT e tecnologias semelhantes.
Funcionamento da IA Mia
A IA Mia foi treinada usando uma carteira de clientes interna com mais de 300.000 CPFs. Os testes iniciais foram feitos com empresas como Banco Carrefour, Grupo Oscar e a fintech Creditas. Operando principalmente via WhatsApp, Mia contata clientes com dívidas de maneira humanizada e fluida, sem que eles percebam que estão negociando com um robô.
“A Mia tem uma atuação 100% autônoma. Ela faz a simulação dos valores, fala sobre campanhas de descontos dos clientes, fecha os acordos e gera os boletos”, afirma Oliveira. “Nós conseguimos fazer isso de forma tão rápida porque não somos uma empresa de tecnologia fazendo cobrança nem uma empresa de cobrança fazendo tecnologia. E sim a junção das duas.”
O WhatsApp se mostrou o canal ideal para comunicação rápida, com 38% dos acordos sendo fechados em até 10 minutos. Embora a Monest planeje adicionar a opção de voz por telefone, essa funcionalidade não é prioridade no momento.
Impacto e Resultados
A Monest atende cerca de 100 empresas de diferentes tamanhos, incluindo Grupo Marista, Carrefour e PUCPR. Em uma prova de conceito (POC) para a Midway Financeira, da Guararapes, 60 mil mensagens enviadas resultaram em mais de 1.300 acordos, somando R$ 688 mil recuperados em 35 dias.
“Na média, ficamos com 2,5% de conversão final, enquanto que a operação interna deles tem 0,67%. Essa é a diferença que tivemos dentro da operação”, diz Oliveira.
A IA identificou quatro principais problemas para a não quitação dos débitos: falta de dinheiro, desacordo sobre valores e taxas, dificuldade para pagar na data do vencimento e propostas não aceitas em negociações. Esses números ajudaram a Monest a fechar o último mês com R$ 7 milhões em acordos, realizando mais de 100 mil atendimentos mensais para a Midway Financeira.
No modelo de negócios da Monest, cada atendimento custa R$ 1,89, podendo ser menor dependendo do volume de cada cliente. A expectativa da startup, que fechou junho no azul pela primeira vez, é de faturar cerca de R$ 5 milhões este ano.