Mercado

Indústria de petróleo e gás adota inovação na gestão de EPIs com software especializado

Indústria de petróleo e gás adota inovação na gestão de EPIs com software especializado
Thiago Avelino - CEO e cofundador das plataformas SafetyTec, SafetyEAD, BuscaEPI e ConsultaCA

Especialista afirma que o sistema aprimora a segurança no setor petrolífero

No setor de petróleo e gás, operações complexas e ambientes desafiadores são comuns, tornando a segurança dos trabalhadores uma prioridade. Normas, regulamentações governamentais e padrões da indústria foram criados para a prevenção de acidentes e a gestão de riscos. Estar em conformidade com essas demandas não é simples, especialmente no gerenciamento de Equipamentos de Proteção Individual (EPI). Mas a inovação, na forma de softwares especializados, está transformando essa realidade.
 

Este é um avanço na direção da segurança dos trabalhadores. Afinal, os relatórios da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) indicam que falhas na utilização e gestão de EPIs são um dos principais fatores contribuintes para os incidentes. É nesse contexto que o BuscaEPI, software de gestão especializado, surge como uma solução.
 

“Com o BuscaEPI, as empresas podem otimizar atividades de conformidade, garantindo a segurança dos trabalhadores e a sustentabilidade das operações. A automação de processos de documentação e o rastreamento do uso correto de EPI são fundamentais para prevenir acidentes”, explica Thiago Avelino, técnico em Segurança do Trabalho e CEO da SafetyTec, companhia que promove eficiência operacional das empresas por meio de soluções tecnológicas.
 

Normas de segurança e regulamentações governamentais 

No Brasil, a segurança na indústria de petróleo e gás é regulamentada principalmente pela ANP, ANVISA e pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Essas entidades estabelecem requisitos rigorosos para garantir o bem-estar dos trabalhadores e do meio ambiente. O software BuscaEPI permite que as empresas estejam, justamente, em conformidade com essas regulamentações, automatizando processos e facilitando a gestão de documentação e relatórios.
 

Além das normas governamentais, as empresas brasileiras também seguem padrões internacionais de segurança estabelecidos por organizações como a American Petroleum Institute (API) e a International Organization for Standardization (ISO). A adoção desses padrões é facilitada por soluções tecnológicas que permitem a seleção adequada de EPIs e seu monitoramento contínuo.
 

Prevenção de acidentes e gestão de riscos 

De acordo com o especialista, um software de gestão de Equipamentos de Proteção Individual permite que as empresas identifiquem e diminuam os riscos de forma proativa, ou seja, antes que resultem em acidentes. “Isso inclui o monitoramento do uso dos equipamentos, a programação de manutenções preventivas e a geração de relatórios em tempo real”, revela.
 

Avelino destaca que a utilização de um software especializado em gestão de EPIs simplifica a conformidade com normas e regulamentações, fortalecendo a cultura de segurança dentro das organizações. “Com essas ferramentas, as empresas estão mais preparadas para proteger seus trabalhadores e garantir operações seguras e eficientes”, complementa.
 

Para o CEO, o avanço tecnológico na gestão de EPIs está mudando a indústria de petróleo e gás no Brasil. “Ao integrar processos, essas soluções ajudam a proteger os trabalhadores, preservar o meio ambiente e garantir o sucesso sustentável das operações. Assim, todos saem ganhando”, finaliza.

Sobre a SafetyTec

A SafetyTec foi criada a partir da junção de competências de profissionais das áreas de Segurança do Trabalho e Tecnologia da Informação, com o objetivo em comum de inovar e criar soluções tecnológicas que auxiliem a rotinas relacionadas à Segurança do Trabalho dos milhões de trabalhadores existentes do Brasil. O propósito da companhia é promover a eficiência operacional das empresas por meio de soluções tecnológicas, proporcionando informações estratégicas e simplificando a gestão de Saúde e Segurança do Trabalho (SST). 

Para mais informações, visite o site

 

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *