O levantamento foi feito pelo Instituto Caldeira, hub de inovação localizado em Porto Alegre (RS), junto às empresas que atuam na sede física do hub
Um levantamento feito pelo Instituto Caldeira, hub de inovação localizado em Porto Alegre (RS), junto às empresas da Comunidade Caldeira, ajuda a dimensionar os impactos que as enchentes do final de abril e começo de maio tiveram sobre o ecossistema de inovação gaúcho. Segundo a pesquisa, feita pelo Observatório Caldeira, o prejuízo estimado pelas empresas-membro do hub supera os R$ 400 milhões. A estimativa envolve danos em equipamentos e infraestrutura, além de perdas em vendas. Com o primeiro andar alagado, o instituto passou 38 dias fechado, e reabriu no dia 10 de junho, inicialmente com apenas o segundo e o terceiro andares em operação.
Ainda segundo o estudo realizado, somente as estimativas de custos com demandas de infraestrutura das empresas membro totalizam cerca de R$ 32,5 milhões. Em relação à necessidade de empréstimos, que até o momento foi estimada somente por algumas das empresas, o valor é de quase R$ 155 milhões. Antecipando um segundo semestre desafiador, 71% das empresas preveem queda nas vendas até o final do ano, e 65% preveem que haja também queda na aquisição de novos clientes no mesmo período – dessas últimas, 53% estimam que a porcentagem dessa queda vai ficar entre 1% e 25%. Já as empresas que acreditam que vão enfrentar uma diminuição de rentabilidade até o final do ano somam 67%.
Mensurar as perdas, projetar as necessidades do negócio neste momento e buscar o montante necessário para a retomada estão entre os principais desafios das empresas neste momento. Pensando nisso, o Instituto Caldeira criou a Sala de Apoio ao Empreendedor, no Observatório, no terceiro andar do hub. O primeiro ciclo, focado em recursos financeiros, contou seis encontros nos formatos online e presencial, voltados à resolução de gestão de crise, com a presença de mentores de diferentes instituições, como Sebrae, BNDES, ABGI e IBEF. Nesta semana, por exemplo, os temas debatidos foram “Linhas de Crédito Para Reconstrução de Empresas do RS (BRDE)” e “Como alavancar seus projetos de tecnologia e inovação nessa nova fase de reconstrução”. A agenda da Sala de Apoio ao Empreendedor pode ser acompanhada pelo site do Caldeira. “Vimos o quanto as empresas membro do Caldeira foram impactadas pelas chuvas, e, como um hub de inovação que se propõe a impulsionar o desenvolvimento e o crescimento dos pequenos e médios empreendedores, entendemos que o momento exigia iniciativas de suporte durante essa crise”, comenta Pedro Valério, Diretor Executivo do Instituto Caldeira. “Cada um dos encontros abordou diferentes frentes, como gestão financeira com iniciativas de crédito e financiamento, expansão de mercado, e outros assuntos relacionados à recuperação e à reconstrução dos negócios.”