Startups

Invest Match: novo programa do Instituto Caldeira apoia startups gaúchas na captação de investimentos

Invest Match: novo programa do Instituto Caldeira apoia startups gaúchas na captação de investimentos
Instituto Caldeira

O Instituto Caldeira, hub de inovação localizado em Porto Alegre (RS), lança, em parceria com Badesul e BRDE, o programa Invest Match, iniciativa gratuita que vai conectar startups em crescimento com investidores dispostos a aportar cheques de R$ 1 milhão a R$ 5 milhões. O Invest Match teve seu pré-lançamento durante a Semana Caldeira, evento realizado pelo hub no final de setembro, e é uma iniciativa de suporte às startups gaúchas, com o objetivo de apoiar negócios na busca e acesso ao capital de investidores. As inscrições já estão abertas e se encerram no dia 18 de outubro.

O Invest Match conta também com o apoio do South Summit por meio de uma bolsa startup, que torna a iniciativa gratuita para startups; da Numerik, parceira do Instituto Caldeira, que vai operar o programa; e do Sebrae-RS, Reginp, Pacto Alegre e Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

“O Invest Match é uma iniciativa que reforça o compromisso do Caldeira com o desenvolvimento do ecossistema de startups gaúcho, proporcionando a conexão com investidores, essencial para alavancar os negócios”, comenta Mariana Bertiz, Coordenadora de Inovação do Instituto Caldeira. “É uma chance de os empreendedores prepararem suas startups para a próxima fase de crescimento e se conectarem com os principais investidores do mercado.”

O programa se diferencia por fornecer todas as ferramentas necessárias para a construção do Data Room, o portfólio de informações essenciais para investidores durante o processo de investimento. Entre outros destaques do Invest Match estão mentorias e workshops, organizados em sete módulos (que incluem temas como Business Plan, Projeções e Use of Proceeds, Valuation, e Check List de Governança para Due Diligence); treinamento de pitch com uma banca especializada; matchmaking exclusivo com investidores no dia 5 de dezembro (quando as startups que houverem concluído o Data Room vão apresentar seus pitches a investidores qualificados); e acesso a linhas de crédito e subvenção (como Finep, Sebrae, entre outras).

Para participar do Invest Match, é ideal que as startups estejam operacionais e em crescimento, tenham CNPJ no estado do Rio Grande do Sul, contem com clientes ativos e faturamento recorrente, e estejam em busca de investimento para acelerar seu crescimento. A divulgação das 30 startups selecionadas está prevista para o dia 23 de outubro.

Mais oportunidades para startups

Até o dia 1º de novembro, também estão abertas as inscrições para o quarto ciclo do Conecta, programa de inovação aberta promovido pelo Instituto Caldeira: o Conecta aproxima grandes empresas que fazem parte da Comunidade Caldeira de startups de todo o Brasil, buscando soluções para desafios reais enfrentados por essas companhias, e gerando oportunidades de negócios para as startups. As empresas participantes desta edição são Banrisul, Fruki, Gerdau e Polo Films. Startups que desejem participar e tenham potencial de serem a solução para os desafios propostos pelas empresas podem fazer sua inscrição online. O pitch day entre as startups selecionadas e as empresas participantes será realizado no dia 21 de novembro.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *