Magalu avança no uso de IA para transformar a experiência do cliente
O Magalu anunciou a contratação de Caio Gomes como seu novo diretor de Inteligência Artificial. A criação dessa nova área tem como objetivo centralizar e acelerar o desenvolvimento de uma inteligência artificial generativa própria, que promete revolucionar a interação dos clientes com a empresa antes, durante e após a compra.
A influenciadora virtual do varejo, Lu, está no centro dessa transformação. “Recentemente, a Lu ganhou um novo corpo. Agora, com a inteligência artificial, ela ganhará um novo cérebro, muito mais potente, sempre a serviço da melhor experiência para os nossos clientes”, afirma Gomes. “A IA será a nova grande revolução do varejo. E nós queremos ser protagonistas desse movimento.”
O “cérebro da Lu”, lançado em julho, permite que a influenciadora recomende produtos com base nas necessidades e preferências de cada cliente. Por exemplo, o melhor smartphone pode ser sugerido considerando a duração da bateria, preço, resistência da tela ou adequação para edição de vídeos. As recomendações são geradas automaticamente, utilizando as informações das perguntas dos clientes.
Com a chegada de Caio Gomes, o Magalu acelera projetos que visam reduzir o tempo de entrega de produtos e a resolução de conflitos, além de melhorar a comunicação com os clientes. Também será ampliada a personalização das indicações feitas pela Lu e a base de dados da Magalu Cloud. Todas essas iniciativas estão alinhadas com o Encanta Magalu, o principal tema do ano nas ações da companhia, focado no cliente e na sua experiência de compra.
Caio Gomes tem uma longa trajetória na área de dados, iniciada em 2007, e já passou por grandes empresas como Amazon, Nubank, Único e Booking. Ele é formado em Física pela Universidade de São Paulo e possui mestrados em Teoria das Cordas pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) e em Física e Matemática pela École Polytechnique, na França.
Com a expertise de Gomes, o Magalu está bem posicionado para liderar a próxima grande revolução no varejo, utilizando a inteligência artificial para proporcionar uma experiência de compra cada vez mais personalizada e eficiente para seus clientes.