Dados de uma pesquisa recente da YouGov, multinacional de pesquisa de mercado on-line, que envolveu consumidores em 17 mercados internacionais, revelam que ter ouvido falar do metaverso não se traduz necessariamente em saber o que ele realmente é. Mais de um terço (36%), diz que já ouviu falar do metaverso, mas não sabe nada sobre ele; e uma proporção menor relata saber um pouco sobre o assunto (32%). Ainda, dois em cada dez entrevistados (20%) dizem que nunca ouviram falar do metaverso.
Aqueles que dizem saber muito sobre o metaverso são uma pequena minoria com 6% – semelhante a 5% dos entrevistados que não têm opinião sobre o assunto.
Olhando especificamente para cada mercado pesquisado, os dados revelam que os indianos são os mais propensos em todos os mercados (21%) a dizer que sabem muito sobre o metaverso, seguidos pelos entrevistados nos Emirados Árabes Unidos (12%) em um distante segundo lugar.
Quanto aos que afirmam conhecer um pouco sobre o metaverso, os italianos lideram (45%), seguidos por proporções iguais de indonésios (42%) e de Hong Kong (42%). Nos EUA, enquanto a maior proporção de consumidores sabe um pouco sobre o metaverso (42%), quase dois em cada cinco (39%) já ouviram falar dele, mas não sabem nada sobre a tecnologia.
São os espanhóis (56%) que lideram todos os mercados ao dizer que já ouviram falar do metaverso, mas não sabem nada sobre ele, seguidos pelos britânicos (46%) e franceses (45%).
Agora, para aqueles que nunca ouviram falar do metaverso – os dinamarqueses lideram (51%), seguidos pelos poloneses (48%) e os cingapurianos lideram (16%) entre os entrevistados asiáticos pesquisados.
Quão animadas estão as pessoas com o metaverso?
O metaverso, de uma forma ou de outra, está em andamento há décadas. Mas com todo o burburinho em torno do metaverso nos últimos tempos, quão animadas as pessoas estão com isso este ano, em comparação com o ano passado?
Mais de um terço de todos os entrevistados em todos os mercados (34%) nunca ficaram entusiasmados com isso, mostram os dados da pesquisa YouGov.
Um quarto deles (25%) está tão animado com o metaverso este ano quanto no ano anterior e mais de um em cada dez (13%) está comparativamente mais animado. A empolgação diminuiu para 11% dos entrevistados, enquanto 17% simplesmente não sabem.
Metodologia:
YouGov Surveys: Serviced fornece resultados rápidos de pesquisas de públicos nacionalmente representativos ou segmentados em vários mercados. Os dados são baseados em pesquisas com adultos com 18+ anos em 17 mercados, com tamanhos de amostra variando entre 511 e 2051 para cada mercado. Todas as pesquisas foram realizadas on-line em junho de 2024. Os dados de cada mercado usam uma amostra nacionalmente representativa, exceto México e Índia, que usam amostras representativas urbanas, e Indonésia e Hong Kong, que usam amostras representativas on-line.
Sobre a YouGov
A YouGov é uma multinacional de origem britânica, pioneira em pesquisa de mercado on-line e ferramentas que integram o planejamento e o monitoramento de dados, garantindo informações mais precisas e ágeis de serem acionadas por seus clientes. Presente em cerca de 70 países nas Américas, Europa, Oriente Médio, Ásia, Ásia-Pacífico e África, a empresa possui uma das maiores redes de pesquisa do mundo. São mais de 27 milhões de membros registrados em seu painel, um milhão dos quais estão no Brasil.