A Minsait, empresa de transformação digital e TI da Indra, adquiriu 100% das operações da MQA, companhia especializada em soluções de gestão empresarial SAP e referência para esse mercado na Colômbia, Caribe e países da América Central, incluindo Panamá, Costa Rica, Honduras, El Salvador e Guatemala. Com uma ampla carteira de clientes de alto nível na região, a MQA recebeu diversas vezes o título de ‘Melhor Parceira SAP’ na América Latina.
Para Luis Abril, diretor executivo do Indra Group e CEO global da Minsait, a aquisição da companhia está alinhada ao plano estratégico ‘Leading the Future’, apresentado ao público no último mês de março. Entre outras metas, o plano estabelece o fortalecimento da oferta digital e dos negócios internacionais da Minsait, com o objetivo de superar em 50% o faturamento da empresa em ambas as frentes, até o ano de 2026.
“A MQA é a empresa latino-americana mais bem posicionada em termos de gestão empresarial SAP. Com essa aquisição, poderemos estender a expertise da companhia aos clientes que já atendemos na região, a fim de fortalecer nossos negócios digitais locais, em especial aqueles voltados a serviços de nuvem”, explica Abril.
Ele ainda que reforça que “a operação também traz grandes oportunidades de desenvolvimento para os clientes da MQA, em diversas áreas já contempladas pela oferta digital da Minsait, como inteligência artificial, cibersegurança e consultoria”.
Mais de 20 anos de história no mercado latino-americano, a MQA é líder em integração de soluções SAP na região. Com margens muito superiores à média local do setor de TI, em 2023, a companhia registrou um crescimento de 33% nas vendas em relação ao ano anterior.
Atualmente, a MQA possui uma base de mais de 240 clientes que, após a aquisição, também poderão se beneficiar do extenso portfólio digital da Minsait, contribuindo para a sinergia comercial entre as empresas. A reputação da companhia está especialmente consolidada junto aos setores de distribuição, consumo, serviços e indústria. Este último com foco em segmentos de mercado como farmacêutico, automotivo, construção civil e transportes.
De acordo com Marcus Luz, Diretor Executivo de Operações da Minsait no Brasil, a iniciativa também traz um impacto positivo para os negócios da empresa no país, uma vez que as práticas SAP ocupam lugar de destaque na oferta nacional da companhia. “No Brasil, assim como no restante da América Latina, temos avançado de forma bastante expressiva no mercado SAP, principalemente por conta do nosso programa de formação de profissionais, que traz perspectivas bastante animadoras para aplicação local dessa tecnologia”, pontua o executivo.
Para além da colaboração com a SAP, a MQA cultiva parcerias estratégicas com organizações como AWS, Google e IBM, que também mantêm alianças de longa data com a Minsait.
“Esse acordo é especialmente atrativo, já que a MQA é uma empresa especializada em soluções SAP, com foco em negócios em nuvem para o setor industrial. Por meio dessa aquisição, a Minsait agrega talentos altamente qualificados ao seu quadro funcional”, ressalta Gonzalo Marín, fundador do Grupo MQA.
Marín também chama a atenção para outras importantes parcerias que a empresa mantém com grandes corporações, ao longo de vários anos no mercado latino-americano, incluindo Hyland e Stibo Systems.
Com a incorporação da MQA, a Minsait não apenas se torna a principal parceira da SAP na região, como também fortalece suas atividades na Colômbia e na América Central, agregando novas capacidades de negócios digitais e soluções de gestão empresarial e ampliando seu portfólio em outros mercados latino-americanos nos quais a empresa já possui uma participação consolidada.
Ao mesmo tempo, a operação garante a integração de talentos altamente qualificados, comandados por uma equipe de gestão reconhecida e inovadora, contribuindo para garantir à empresa uma significativa evolução em termos de modelos de nuvem, além de melhores condições competitivas no mercado SAP, cuja taxa de crescimento anual estimada para 2025 é de 10%.
A Minsait possui uma ampla experiência em SAP em diversas regiões do mundo e conta com mais de 2,6 mil especialistas da área, além de mais 700 projetos em 35 países. Na Espanha, a empresa conquistou diversos prêmios entregues pela SAP, graças à sua capacidade de incentivar a transformação em nuvem por meio de uma série de projetos de sucesso, que fizeram da organização a que gerou maior volume de negócios locais com essa tecnologia.
A Minsait também pertence ao seleto grupo SAP Strategic Partners, que inclui cerca de vinte empresas ao redor do mundo. A companhia ajuda seus clientes a desenhar, implementar e integrar soluções, otimizando sua capacidade estratégica e os processos de negócio.
Em suma, a aquisição permite à Minsait não só ganhar escalabilidade local na América Latina, mas também oferecer novas capacidades de crescimento aos clientes da região já atendidos pela MQA.
Sobre a Minsait
A Minsait é a empresa do Indra Group líder em transformação digital e Tecnologia da Informação. A Minsait apresenta um alto grau de especialização, ampla experiência em negócios digitais avançados, conhecimento setorial e talento multidisciplinar, formado por milhares de profissionais em todo o mundo. A Minsait se posiciona na vanguarda da nova digitalização, com capacidades avançadas em inteligência artificial, cloud, cibersegurança e outras tecnologias transformadoras. Com isso, impulsiona os negócios e gera grandes impactos na sociedade, graças a uma oferta digital de serviços de alto valor agregado, soluções sob medida para todos os campos de atuação e acordos com os parceiros tecnológicos mais relevantes do mercado.
Sobre o Indra Group
O Indra Group é uma holding empresarial que fomenta o progresso tecnológico e inclui a Indra, uma das principais empresas globais de defesa, tráfego aéreo e espaço, e a Minsait, líder em transformação digital e Tecnologia da Informação na Espanha e na América Latina. O Indra Group promove um futuro mais seguro e conectado por meio de soluções inovadoras, relações de confiança e os melhores talentos. A sustentabilidade faz parte da sua estratégia e cultura, como resposta aos desafios sociais e ambientais presentes e futuros. No final do exercício financeiro de 2023, o Grupo Indra registrou receitas de 4,343 bilhões de euros, mais de 57 mil colaboradores, presença local em 46 países e operações comerciais em mais de 140 países.