Gestão

Na luta com gigantes, BIQ Benefícios cresce e mira seu primeiro R$ 1 bi transacionado 

Na luta com gigantes, BIQ Benefícios cresce e mira seu primeiro R$ 1 bi transacionado 
Imagem: BIQ Benefícios

Em parceria com a Elo, BIQ Benefícios lançou seu primeiro cartão bandeirado em 2023 

Fundada em 2006 por trêsempresários do setor de cestas básicas – dois engenheiros e um administrador de empresas – Alexandre Arienzo, Luiz Morais e Marcus Coelho, que se uniram para atender a uma nova demanda do segmento de benefícios, a BIQ Benefícios aproxima-se, em 2024, de seu primeiro meio bilhão de reais em valor transacionado, depois de fechar parceria com a bandeira de cartões Elo. O acordo impulsionou a aceitação de seus cartões, com a entrada em uma rede de 8,9 milhões de estabelecimentos comerciais em todo o país, e diversificou as possibilidades para o usuário, para pagamentos além da refeição e alimentação. 

Enfrentando a forte concorrência no mercado de cartões de benefícios, a BIQ celebra os bons resultados dos últimos anos, como o aumento de 70% em sua base de clientes, crescimento no número de cartões, em 60%, e os 81% a mais em valores transacionados no mesmo período, saindo da casa dos R$ 200 milhões em 2021 e atingindo um patamar superior a R$ 330 milhões de reais já nos primeiros meses de 2024. Ainda nos últimos três anos, o faturamento da empresa dobrou. 

“Nesse período, a BIQ investiu continuamente na melhoria de seus softwares, aplicativos, produtos e no desenvolvimento, qualificação e valorização dos profissionais, o que permitiu o crescimento sustentável e sólido. Nossa meta, agora, é atingir o volume de R$ 1 bilhão de valor transacionado por ano até 2027, um desafio que buscamos com muita estratégia”, afirma Luiz Moraes , CFO da BIQ Benefícios. 

A história da empresa começou com a vontade de seus sócios em diversificar os negócios, dar às pessoas o poder da escolha e acompanhar a evolução do mercado. Já bem-sucedidos em suas empresas fornecedoras de cestas básicas, os três fundadores entenderam que era o momento de apostar em um novo produto. “Nunca pensamos em substituir às cestas básicas pelos cartões, mas identificamos uma oportunidade de entrar em mercado que estava em franco crescimento, e que, hoje, já se mostra bastante consolidado no país”, explica Marcus Coelho, Co-CEO da BIQ Benefícios. 

Com o passar do tempo, a visão dos executivos mostrou-se acertada. Alexandre Arienzo, Co-CEO da BIQ Benefícios afirma que “apesar de muitos pensarem que as cestas básicas deixariam de existir, nós não acreditávamos nessa previsão e, de fato, foi um cenário que não se concretizou. Os dois produtos continuam existindo e tendo sua aceitação, a depender do perfil do público, mas, é certo que investir também nos benefícios por cartões nos trouxe excelentes resultados”. 

Os desafios de criar uma nova empresa de cartões de benefícios começaram logo na largada, com a necessidade de desenvolver toda uma estrutura robusta, com base tecnológica, capilaridade e capacidade de atendimento. Um processo que levou algum tempo, mas que foi vencido. Hoje, a empresa já oferece ao mercado uma solução própria (em arranjo fechado), com o cartão BIQ para vale alimentação e refeição, além do cartão bandeirado, em parceria com a Elo, que amplia as possibilidades para o usuário, pois é aceito em estabelecimentos comerciais em todo o país e pode ser usado para diversos outros pagamentos, como serviços de saúde, cultura, educação, lazer etc.
 

A concorrência

Na visão dos três sócios, um dos maiores desafios para BIQ Benefícios, como uma empresa 100% nacional, foi enfrentar, desde seu início, a forte concorrência formada por gigantes globais do mercado de cartões. E o caminho escolhido por eles foi a entrada no setor público, como explica um dos executivos. “Nós precisávamos competir em grau de igualdade com os grandes players do mercado. Sendo assim, participar de licitações nos permitia concorrer na base de critérios técnicos. E foi desta forma que iniciamos o processo de crescimento do nosso negócio”.

Hoje, os órgãos públicos e autarquias da administração direta e indireta ainda representam a maior fatia na base de clientes da BIQ, mas o próximo passo é crescer, também, no segmento privado. O acordo fechado com a Elo para o cartão bandeirado é um importante pilar dessa estratégia, que conta com sete tipos de cartões (Refeição, Alimentação, Educação, Home Office, Mobilidade, Saúde e Bem-Estar e o Gift) e já representa 10% da operação total da empresa.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *