Cibersegurança

Netshoes sofre novo ataque cibernético com vazamento de dados

Netshoes sofre novo ataque cibernético com vazamento de dados
Imagem: Divulgação

A Netshoes anunciou nesta quarta-feira (17) que sofreu um vazamento de dados em decorrência de um ataque cibernético. Segundo a empresa de e-commerce esportivo, o incidente resultou na exposição de arquivos contendo informações pessoais de seus clientes. No entanto, a Netshoes não divulgou a extensão do vazamento.

Em comunicado ao Estadão, a Netshoes afirmou que o ataque não envolveu “informações sensíveis” e “não afetou as operações da empresa”. A empresa também ressaltou que, ao tomar conhecimento do incidente, “reforçou todas as medidas de segurança e controle”.

“A empresa também iniciou uma investigação forense sobre o ocorrido e trabalhará juntamente com os órgãos competentes, inclusive com a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), para esclarecer as circunstâncias do episódio e evitar eventuais contratempos aos clientes”, declarou a Netshoes em nota oficial. Confira a íntegra da nota abaixo:

A Netshoes tomou conhecimento, por meio de suas ferramentas de monitoramento, de que foi vítima de um incidente cibernético, que pode ter resultado no vazamento de arquivos contendo dados de clientes. O incidente não envolveu informações sensíveis e não afetou as operações da empresa.

Assim que foi informada sobre o incidente, a Netshoes reforçou todas as medidas de segurança e controle. A empresa também iniciou uma investigação forense sobre o ocorrido e trabalhará juntamente com os órgãos competentes, inclusive com a Autoridade Nacional de Proteção de Dados, para esclarecer as circunstâncias do episódio e evitar eventuais contratempos aos clientes.

A Netshoes opera em estrita conformidade com a lei e está absolutamente comprometida com a segurança da informação, com a transparência e a privacidade, seguindo rigorosos padrões globais, baseados nas melhores práticas de mercado.

Lembrando que não é a primeira vez que a Netshoes é alvo de vazamento de dados. Em 2019, a empresa fechou acordo com o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), para pagar R$ 500 mil como indenização por danos morais causados pelo vazamento de informações. O episódio, que aconteceu em dezembro de 2017, expôs nome, data de nascimento, endereço, CPF e informação de pedidos de milhões de usuários.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *