Lembretes para agendar consultas e exames pode ser o incentivo que falta na continuidade dos tratamentos; essa é a proposta do Nuria Track
O cuidado com a saúde engloba diferentes fatores, como uma alimentação balanceada, prática de atividade física regular e, principalmente, a realização de check-ups médicos anuais com idas às consultas e realização de exames. Por meio desse acompanhamento anual é possível prevenir ou detectar com antecedência doenças e alterações no organismo, e o diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso na cura. Mais do que isso, é imprescindível que os pacientes aceitem o tratamento e sigam à risca todas as recomendações médicas.
Mas nem sempre é o que acontece. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o abandono médico é um problema grave no Brasil. Menos de 60% dos diabéticos e menos de 40% dos hipertensos seguem as prescrições médicas e realizam os procedimentos completos para a contenção da doença. O principal desafio é na saída do consultório, quando o paciente se depara com diversas guias para novos exames e consultas, e muitas vezes não sabe nem por onde começar.
Para resolver essa questão, é importante que hospitais, clínicas e laboratórios implementem estratégias que reduzam a taxa de abandono do tratamento, uma vez que a interrupção pode trazer consequências graves e, às vezes, irreversíveis. Pensando nisso, a Nuria, healthtech com autoridade em interoperabilidade no setor da saúde e pioneira no desenvolvimento de soluções digitais para melhorar o engajamento do paciente, desenvolveu o Nuria Track, sistema inteligente que conecta a instituição de saúde do paciente de maneira eficaz.
“A nova solução vem para transformar a experiência do usuário, com envios de mensagens pós-consultas para o agendamento de procedimentos e exames indicados pelos médicos. A estratégia em favor da qualidade de vida é mantê-los conectados às instituições de saúde durante todo o tratamento”, comenta Elton Tognon, head de estratégias da Nuria.
É bem comum que, nas consultas, os médicos deem encaminhamentos para procedimentos e exames; com o Track, os pacientes recebem esse suporte no pós-consulta, com a orientação sobre agendamento e onde o realizar. Dessa forma, cai a probabilidade de as pessoas não darem prosseguimento ao combinado com a equipe de saúde.
Elton ainda aponta outro benefício da novidade, mas esse em relação às campanhas sazonais de cuidado à saúde. “Um ótimo exemplo de benefício do Nuria Track é no Outubro Rosa. A solução pode potencializar o estímulo de hábitos preventivos para mulheres e incentivar a realização de alguns exames que as instituições oferecem. É possível personalizar mensagens e entrar em contato com as pacientes quando a data para realizar o check-up preventivo do câncer de mama se aproximar”, finaliza.
Sobre a Nuria
A Nuria é uma healthtech brasileira com autoridade em interoperabilidade no setor da saúde e pioneira no desenvolvimento de soluções digitais para melhorar o engajamento do paciente. Fundada em 2012 em Belo Horizonte (MG), inicialmente, surgiu para simplificar o agendamento de consultas e exames, tornando-o digital. Com mais de uma década de presença no mercado, investidores de peso como DNA Capital e Green Rock, e mais de 9,7 milhões de pacientes impactados só no último ano, a Nuria construiu em 2018, uma plataforma de interoperabilidade exclusiva para o mercado de saúde. Atualmente, após um crescimento de 62% no primeiro semestre de 2023 em relação ao mesmo período do ano anterior e um novo posicionamento e rebranding, a Nuria mantém sua missão de engajar e fidelizar pacientes por meio de tecnologia avançada, além de conectar o ecossistema da saúde. Possui a sua unidade de negócio Nuria Patient Engagement, com soluções de ponta a ponta no engajamento do paciente e o Nuria My Connect – plataforma de interoperabilidade.