Segundo relatório recente da McKinsey, a IA generativa foi avaliada em cerca de 45 bilhões de dólares em 2023, e as projeções indicam que esse valor pode ultrapassar os 200 bilhões de dólares até 2030. O estudo mostra ainda que 65% das organizações avaliadas já utilizam IA generativa regularmente, sendo que os setores de recursos humanos, supply chain e operações de serviços são os que mais têm utilizado a tecnologia.
Com a rápida expansão do mercado de IA, surgem novas preocupações éticas e de privacidade que precisam ser cuidadosamente gerenciadas pelas empresas, pois apesar da IA generativa ser uma ferramenta poderosa, também carrega riscos significativos, como a manipulação de dados sensíveis e o potencial de viés nos algoritmos.
Diante desse cenário, a Objective, multinacional brasileira especializada em experiências digitais e transformação de negócios, acredita que o cenário digital atual exige que as organizações explorem as potencialidades da IA com responsabilidade e garantia de proteção de dados. “É essencial que as empresas estabeleçam políticas claras e invistam em soluções tecnológicas que garantam a proteção de dados e a transparência nas operações”, afirmou João Paulo Miranda, CEO da Objective.
João Paulo reforça a necessidade de uma abordagem cuidadosa ao integrar IA nos negócios, com destaque aos riscos existenciais que a IA pode enfrentar devido ao uso de dados protegidos por direitos autorais nos processos de treinamento de modelos. “As empresas precisam verificar rigorosamente seus fornecedores de modelos de IA e garantir que eles se protejam contra processos legais relacionados ao uso de dados. Além disso, a confiança excessiva na IA pode levar a erros graves, como a propagação de informações incorretas ou a manipulação de usuários vulneráveis”, alerta.
Para enfrentar esses desafios, a Objective está tomando as seguintes medidas:
- Investimento em pesquisa: a inclusão de Inteligência Artificial está sendo feita de forma segura e criteriosa na utilização interna e na disponibilização de serviços.
- Desenvolvimento de estruturas robustas de governança de dados: a empresa possui políticas abrangentes de governança de dados para garantir a proteção de informações sensíveis.
- Promoção da transparência: A Objective está comprometida em ser transparente sobre suas práticas de IA e os dados que coleta.
“Acreditamos que a IA tem o potencial de revolucionar indústrias e melhorar a vida das pessoas. No entanto, é essencial desenvolver e implementar essas tecnologias de uma forma correta, transparente e responsável”, finaliza o CEO.
Sobre a Objective
A Objective é uma multinacional brasileira, criada por amigos desenvolvedores que compartilham uma mesma visão de negócio: transformar o futuro das organizações por meio da tecnologia e das pessoas. A empresa oferece ao mercado a criação e sustentação de soluções e experiências digitais, realiza consultoria para aumentar a eficácia das empresas e traça jornadas de dados e rotas de inovação que vão do desafio ao produto. A empresa faz parte da holding Objective Group que é composta por E-TRUST, especializada em segurança da informação e Gestão de Identidades; ELEFLOW que atua com soluções em BI e Big Data Analytics; e NG Billing que é uma Plataforma de CRM & Billing para gestão de faturamento recorrente. Em setembro de 2023, a Objective foi posicionada pelo ISG Provider Lens™ Next Gen ADM Services Brazil 2023 como líder no quadrante de ADM (Application Development Management), em desenvolvimento de projetos ágeis.