Competitividade

Oracle Database@Azure chega pela primeira vez à América do Sul, com disponibilidade em todo o Brasil

Oracle Database@Azure chega pela primeira vez à América do Sul, com disponibilidade em todo o Brasil
Imagem: Divulgação

Para atender à crescente demanda global, o Oracle Database@Azure chega pela primeira vez à América do Sul, com disponibilidade em todo o Brasil. Além disso, o serviço continua a crescer na Europa, com a inclusão da Itália. Atualmente, o Oracle Database@Azure está ativo em nove regiões ao redor do mundo e planeja se expandir para outras 24 regiões até o final de 2025.

A aplicação Trisus® Business of Pharmacy do Craneware Group funciona no Oracle Database@Azure

O Craneware Group, que fornece soluções e serviços de software para mais de 12.000 hospitais, clínicas e farmácias de varejo, selecionou o Exadata Database Service no Oracle Database@Azure para operar seus serviços. Sua aplicação SaaS de missão crítica para farmácias abrange aquisição, faturamento, precificação, gerenciamento de inventário, cadeia de suprimentos, relatórios, conformidade e auditoria.

“Nosso conjunto de aplicações baseadas em SaaS para serviços relacionados à farmácia atende às necessidades de um grande número de pacientes”, disse Abhilesh Gandhi, CTO do Craneware Group. “O Oracle Exadata Database Service no Oracle Database@Azure pode oferecer a escala, confiabilidade e segurança que nós e nossos clientes demandamos. O compromisso da Oracle com multicloud, bem como sua estratégia de nuvem distribuída, são diferenciais e nos ajudam a planejar o futuro.”


Vodafone aprofunda estratégia multicloud com Oracle Database@Azure

A migração para a nuvem é central para a estratégia de TI da Vodafone para permitir que suas operações em toda a Europa melhorem ainda mais a experiência do cliente. Isso requer maior flexibilidade e cooperação em larga escala na indústria.

“Os bancos de dados Oracle executados no Exadata têm alimentado aplicações de missão crítica em nossos servidores físicos por muitos anos”, afirma Pedro Sardo, diretor de serviços compartilhados de tecnologia e operações de TI do grupo, Vodafone. “Com o Oracle Database@Azure, agora podemos unificar e executar aplicações de banco de dados em várias nuvens. Com essa capacidade ampliada, podemos continuar a fornecer serviços digitais seguros, resilientes e de alto desempenho aos nossos clientes em escala, agora de forma mais rápida e econômica.”


Novas soluções da Oracle e integrações de dados aprimoradas disponíveis para Oracle

Database@Azure

A Microsoft e a Oracle continuam a adicionar recursos poderosos e novas funcionalidades ao Oracle Database@Azure.

  • Integrações do Autonomous Database com Azure: o Autonomous Database integra-se perfeitamente com serviços-chave do Azure, como Entra ID, Azure DevOps, Visual Studio Code, Azure API Management Service e Microsoft Teams. Novas integrações incluem a opção de armazenar chaves de criptografia de banco de dados no Azure Key Vault e acessar objetos do SharePoint diretamente com SQL.
  • Terraform baseado no Azure Resource Manager (RM): disponível para Oracle Exadata Database Service e Oracle Autonomous Database no Oracle Database@Azure. Com suporte ao Terraform, o provisionamento e todo o sistema de segurança podem ser automatizados com infraestrutura codificada, compartilhada e executada dentro de um workflow.
  • Integração aprimorada com Microsoft Fabric: o Open Mirroring está em sua versão prévia, permitindo replicação contínua de dados e sincronização para espelhar bancos de dados no Fabric com o Oracle GoldenGate. Isso garante que os dados espelhados estejam sincronizados em tempo real e prontos para análise no Microsoft Fabric.
  • Integração com Microsoft Purview: agora o Microsoft Purview oferece suporte ao Oracle Database@Azure para governança de dados e capacidades de conformidade abrangentes que ajudam as organizações a gerenciar, proteger e rastrear dados em cargas de trabalho Oracle.
  • Suporte à infraestrutura Oracle Exascale: a Oracle planeja fornecer o Oracle Exadata Database Service na infraestrutura Exascale dentro do Oracle Database@Azure nos próximos 12 meses. Quando disponível, clientes poderão executar o serviço com escalabilidade hiperelástica e economia baseada no uso.

Oracle Database@Azure se expande para regiões globais

Com a adição do Brasil e da Itália, o Oracle Database@Azure agora está disponível em nove regiões: Austrália, Brasil, Canadá, Leste dos EUA, Oeste dos EUA, França, Alemanha, Itália e Reino Unido.

Além disso, o serviço está planejado para ser disponibilizado em 24 regiões adicionais até o final de 2025, incluindo Índia Central, EUA Central, Japão, Norte da Europa, Sudeste Asiático, Sul Central dos EUA, Espanha, Suécia, Emirados Árabes Unidos, Leste dos EUA 2, Oeste da Europa, Oeste dos EUA 2 e Oeste dos EUA 3, além de onze regiões do Azure dedicadas apenas a recuperação de desastres (DR). As regiões de recuperação de desastres incluem Austrália Leste (DR), Sudeste do Brasil (DR), Canadá Leste (DR), Sul da França (DR), Norte da Alemanha (DR), Oeste do Japão (DR), Norte Central dos EUA (DR), Sul da Índia (DR), Sul da Suécia (DR), Central dos Emirados Árabes Unidos (DR) e Oeste do Reino Unido (DR).

Multicloud feito para clientes

Os clientes podem adquirir o Oracle Database@Azure através do Azure Marketplace. É possível usar programas de desconto existentes no Azure, além de benefícios de licenciamento Oracle, como o Bring Your Own License (BYOL) e Oracle Support Rewards. O Oracle Autonomous Database, Oracle Exadata Database Service e Oracle Database Zero Data Loss Autonomous Recovery Service estão disponíveis com cotações personalizadas via oferta personalizada. O Oracle Autonomous Database também está disponível no modelo pay-as-you-go (pague conforme o uso), oferecendo flexibilidade para implantar de forma rápida um banco de dados totalmente gerenciado.

Com o Oracle Database@Azure rodando na Oracle Cloud Infrastructure (OCI) nos datacenters da Azure, os clientes se beneficiam em muitos pontos como:

  • Opções flexíveis para simplificar e acelerar a migração de bancos de dados Oracle para a nuvem, incluindo compatibilidade com ferramentas comprovadas de migração, como Oracle Zero-Downtime Migration.
  • Capacidade de construir novos aplicativos nativos da nuvem usando tecnologias OCI e Azure, incluindo o grande conjunto de serviços de desenvolvimento e IA do Azure.
  • Paridade de preços com a OCI para o mais alto nível de desempenho, escala e disponibilidade de banco de dados Oracle, possível apenas com sistemas projetados Oracle Exadata que sustentam o Oracle Database@Azure.
  • Simplicidade, segurança e baixa latência para criar soluções integradas com o Autonomous Database e serviços do Azure.
  • Consistência com implantações on-premises do Oracle Database e Oracle Exadata, reduzindo a necessidade de reestruturar ou refatorar soluções.
  • Experiência unificada para o cliente e suporte da Oracle e Microsoft.
  • Processo de compra simplificado e a capacidade de aproveitar licenças Oracle e Microsoft, benefícios e programas de desconto.
  • Validação do Oracle Maximum Availability Architecture (MAA) com os níveis Silver, Gold e Platinum para o Oracle Exadata Database Service no Oracle Database@Azure.
  • Garantia de um serviço e arquitetura unificados, testados e apoiados por dois dos nomes mais confiáveis na nuvem.

“Mais e mais clientes estão vendo o valor e a flexibilidade que o Oracle Database@Azure oferece para suas cargas de trabalho mais críticas”, afirma Karan Batta, vice-presidente sênior da Oracle Cloud Infrastructure (OCI). “Para atender à crescente demanda global e aumentar a flexibilidade, disponibilidade e resiliência que o Oracle Database@Azure pode oferecer aos clientes, estamos trabalhando de perto com a Microsoft para torná-lo disponível em mais regiões ao redor do mundo e adicionar novos serviços.”

“Para atender às diversas necessidades das empresas modernas, continuamos tornando o Oracle Database@Azure disponível em novas regiões e adicionando novos recursos e capacidades”, diz Brett Tanzer, vice-presidente de Gestão de Produtos Azure da Microsoft. “Essa colaboração com a Oracle ajuda nossos clientes a se adaptarem às condições do mercado, competirem de forma mais eficaz e oferecerem melhores experiências para seus clientes.”

Sobre a nuvem distribuída Oracle

A nuvem distribuída da Oracle oferece todos os benefícios da nuvem com maior controle e flexibilidade, que inclui:

  • Nuvem pública: Regiões públicas hiperescala que atendem organizações de qualquer porte, incluindo aquelas que exigem controles rigorosos de soberania da União Europeia.
  • Nuvem dedicada: Os clientes podem executar todos os serviços de nuvem OCI em seus próprios data centers com o OCI Dedicated Region, enquanto os parceiros podem revender serviços de nuvem OCI e personalizar a experiência usando o Oracle Alloy. A Oracle também opera nuvens governamentais separadas nos EUA, Reino Unido e Austrália, além de regiões de nuvem isoladas para propósitos de segurança nacional. Cada um desses produtos fornece uma pilha completa de nuvem e IA que os clientes podem implantar como uma nuvem soberana.
  • Nuvem híbrida: a OCI entrega serviços-chave de nuvem on-premises por meio do Oracle Exadata Cloud@Customer e Compute Cloud@Customer, já gerenciando implantações em mais de 60 países. Além disso, a OCI Roving Edge Infrastructure, que consiste em várias configurações de dispositivos robustos e portáteis de alto desempenho, ajuda os clientes a alavancar inferências de IA remotamente na borda.
  • Multicloud: opções como Oracle Database@AWS, Oracle Database@Azure, Oracle Database@Google Cloud, Oracle HeatWave no AWS e Microsoft Azure, Oracle Interconnect para Microsoft Azure e Oracle Interconnect para Google Cloud permitem que os clientes combinem capacidades-chave entre diferentes nuvens.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *