Para este ano, a estimativa de investimentos relacionados à inteligência artificial e IA generativa no Brasil é de R$ 2,2 bilhões, segundo estudo realizado pela IDC. Para aproveitar esse mercado, a Tivit e a Microsoft têm colaborado entre si com soluções de IA. Recentemente, a multinacional brasileira passou a oferecer consultoria gratuita para o Microsoft Copilot, um assistente de IA generativa capaz de combinar dados e executar funções nos principais softwares da empresa, como Word, Excel, PowerPoint, Outlook e Teams.
Na prática, a ferramenta combina o poder de LLM com os dados do Microsoft Graph e dos aplicativos do Microsoft 365 para transformar as solicitações do usuário em uma ferramenta de produtividade mais eficiente, podendo gerar textos, apresentações que incluem informações mais abrangentes, e-mails, transcrever reuniões, cálculos e gráficos ágeis, entre outras funcionalidades.
Outra parceria recente entre as companhias foi fundamental para a criação da Athena, ferramenta de IA generativa da Tivit que funciona na Azure OpenAI, solução corporativa da Microsoft que opera nas bases do ChatGPT, e permite que as empresas definam exatamente as fontes de dados que deverão ser consultadas para gerar as respostas, sejam sistemas internos ou externos, oriundos, por exemplo, de um CRM, ERP ou bases de dados públicas, como normas técnicas e legislações, o que pode ser essencial para determinados setores.
A solução é customizável, mas conta com versões pré-definidas para diversas indústrias: Athena for Health, Athena for Legal, Athena for Support, Athena for Operation, Athena for People, Athena for Manufacturing, Athena for You e Athena for Sales. Esta última versão, inclusive, pode ser usada em companhias de diversos segmentos que lidam com vendas consultivas, por exemplo, uma empresa que atue com venda de seguros.