Mercado

Pré-Black Friday já registra aumento nas vendas no Brasil

Pré-Black Friday já registra aumento nas vendas no Brasil
Rafael Reolon, diretor de Retail na Linx

A primeira quinzena de novembro aqueceu as vendas no varejo brasileiro com as promoções da pré-Black Friday. É o que aponta um levantamento realizado pela Linx, empresa do grupo StoneCo e especialista em tecnologia para o varejo. Segundo os dados, o varejo físico mostrou um aumento médio nacional de 6% nas vendas na primeira quinzena de novembro na comparação com os primeiros quinze dias do mês anterior – quando as promoções pré-Black Friday não estavam em vigor.

O crescimento no varejo físico foi puxado principalmente pelas regiões Centro-Oeste e Sul, com aumento de 10% e 9% nas vendas no período, respectivamente. Na sequência, Nordeste (+6%), Sudeste (+5%) e Norte (3%). Nota-se que todas regiões apresentaram aumento com as promoções antecipadas, colaborando para o crescimento médio a nível Brasil.

Vendas ainda devem aumentar

Em 2023, a segunda quinzena de novembro mostrou crescimento de 38% nas vendas em comparação com os 15 dias anteriores e esse movimento é esperado também neste ano. 

Segundo Rafael Reolon, diretor de Retail na Linx, os dados mostram a força das antecipações das promoções da Black Friday para aquecer o varejo. “A antecipação das promoções já é do conhecimento dos consumidores, que buscam itens antes mesmo da sexta-feira promocional. Essa tendência é cada vez mais vista no Brasil e costuma movimentar o varejo na primeira quinzena de novembro. A expectativa é que o setor tenha uma Black Friday positiva com aumento de pedidos e valores transacionados”, afirma.

Sobre a Linx

A Linx, empresa do grupo StoneCo, é especialista em tecnologia para o varejo no mercado de software para gestão. Com ampla atuação em vários segmentos do varejo e um portfólio composto por mais de 180 soluções, a Linx ajuda desde pequenos empreendedores a grandes varejistas, oferecendo o maior ecossistema para o varejo da América Latina e emitindo mais de 2.7 bilhões de notas fiscais anualmente. Em 2023, foi reconhecida pelo Prêmio Valor Inovação Brasil como uma das cinco empresas mais inovadoras no setor de tecnologia da informação.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *