O mercado fotovoltaico de Geração Distribuída (GD), mais conhecido como sistemas de energia solar continua em aceleração. No primeiro semestre, foram investidos R$ 11 bilhões na modalidade, e o Brasil atingiu a marca de 2,7 milhões de unidades consumidoras conectadas, com 99,6% das cidades contando com pelo menos um sistema fotovoltaico de GD instalado. A classe residencial voltou a crescer, impulsionada por fatores como preços mais baixos, queda na taxa de juros e retomada gradual do interesse do consumidor. Os principais indicadores do período foram reunidos no mais recente Estudo Estratégico de Geração Distribuída, produzido pela Greener.
De acordo com o estudo, os preços de sistemas de energia solar para clientes residenciais e comerciais (até 75 kWp) registraram em junho queda de 6% em comparação a janeiro. Para sistemas acima de 150 kWp, a redução foi de 15%. A diminuição no custo dos módulos foi um dos fatores determinantes para essa variação.
Com relação ao cenário de financiamento, levantado pela Pesquisa GD junto a integradores de todo o país, o formato apoiou 51% das vendas, possivelmente estimulado pela redução das taxas de juros e menor restrição ao crédito pelos bancos.
Já o retorno do investimento apresentou melhora em junho, com redução de 10% do payback para as instalações locais residenciais em comparação a janeiro, reflexo da queda do preço dos sistemas fotovoltaicos.
Na primeira metade deste ano, o Brasil também bateu recorde de importação de módulos, com 10,7 GW nacionalizados, maior volume registrado em um semestre. Dessa capacidade, 7,5 GW (70%) foram destinados ao mercado de GD, aumento de 5 pontos percentuais em relação a 2023, estimulado também por projetos de usinas maiores destinadas à geração compartilhada e autoconsumo remoto.
“Tivemos uma importante recuperação do mercado nos seis primeiros meses deste ano, já que o mesmo período referente a 2023, que veio logo após a mudança regulatória, foi bastante desafiador em termos de demanda, tanto para os clientes da classe residencial quanto da classe comercial. A tendência é de que essa aceleração se mantenha para os próximos semestres”, afirma Marcio Takata, CEO da Greener.
Sobre a Greener
Fundada em 2007, a Greener é uma empresa de dados e inteligência de mercado focada em transição energética, apoiando governo, empreendedores e investidores na busca das melhores estratégias para potencializar oportunidades e resultados. A Greener assessora a estruturação e o investimento em ativos de geração renovável, pesquisas de mercado, diligenciamento de empreendimentos, além de contribuir com o desenvolvimento do setor através palestras e eventos.