Com um futuro promissor, a carreira em tecnologia é uma das mais valorizadas e requisitadas do mercado na atualidade. Mas quais são as prioridades e o que buscam esses profissionais? A Pipo Saúde lançou uma pesquisa com 3 mil pessoas colaboradoras de todos os estados brasileiros, que atuam em 26 segmentos, com a intenção de fazer uma avaliação sobre o pacote corporativo de benefícios. No recorte de tecnologia, respondido por 490 pessoas, as descobertas mostram que estes profissionais continuam valorizando o plano de saúde – 85% – escolhem este como o benefício mais importante. Em seguida vem home office (11,4%), jornada flexível (7,8%), seguro de vida (6,7%) e benefício de bem estar (5,1%).
A oferta de benefícios oferecida para os profissionais de tech mostrou um leve aumento em comparação aos respondentes em todos os benefícios mapeados: 100% deles têm plano de saúde corporativo; 74,7% têm vale alimentação; 69,6% têm plano odontológico; 61,6% têm vale refeição; e 46,7% home office, assim como 46,7% têm seguro de vida.
Os dados apontam ainda que os profissionais de tecnologia são os que melhor avaliaram seu pacote de benefícios: 38,6% consideraram seu pacote de benefícios como acima do mercado e 57,6% avaliaram na média. O pacote de benefícios é altamente valorizado por estes profissionais: 81,5% estão dispostos a mudar de emprego para ter um pacote de benefícios mais completo, 86% gostariam de ter mais flexibilidade nos benefícios e apenas 34,1% das pessoas respondentes não têm nenhum nível de flexibilidade nos benefícios.
Sobre o modelo de trabalho, 61% dos profissionais de tech não trabalham em modelo tradicional presencial: modelo híbrido (47%), remoto (14%) e forma presencial tradicional (39%).
Ao olhar o recorte de confiabilidade na modalidade da telemedicina, pessoas de tecnologia apresentaram um índice grande de confiança: 87% (contra 80% no total dos colaboradores de todas as áreas). Mas apenas 3 a cada 10 profissionais de tech possuem este benefício.
“A área de tecnologia faz parte de um dos setores mais aquecidos da economia global, com uma demanda crescente por profissionais qualificados. Uma cultura forte, flexibilidade, autonomia, possibilidade de crescimento e uma boa remuneração, incluindo um pacote de benefícios atraente, são cruciais para atração e retenção desses talentos”, comenta Marcela Ziliotto, Head de People da Pipo Saúde.
A pesquisa “Pesquisa de Benefícios 2024: Edição de colaboradores” foi realizada de julho a agosto de 2024 por meio de pesquisa qualitativa.
Fundada em 2019 por Manoela Mitchell, Vinicius Correa e Thiago Torres, a Pipo Saúde é um novo tipo de corretora de benefícios de saúde focada em atendimento humanizado, tecnologia e dados que quer mudar a maneira como as companhias se relacionam com os benefícios corporativos de saúde. A healthtech nasceu com o objetivo de otimizar e facilitar a relação do RH e dos seus funcionários com os benefícios de saúde. Em 2021 recebeu um aporte de R$100 milhões, o maior montante até aquele momento já levantado por uma mulher no Brasil. Em 2023 ultrapassou a marca de 125 mil vidas atendidas, R$ 500 milhões em contratos de benefícios de saúde e tem em seu portfólio 160 clientes, entre eles MadeiraMadeira, Buser, RecargaPay, Sem Parar e Pernod Ricard Brasil. Em 2024, a empresa ganhou o Think Work Flash Innovations na categoria Saúde e Qualidade de vida, e Manoela ganhou o Innovators Under 35 do MIT.