Cibersegurança

Relatório Netscout aposta em IA para acabar com ameaças digitais

Relatório Netscout aposta em IA para acabar com ameaças digitais
Imagem: Freepik

Relatório sobre cibersegurança, produzido pela NETSCOUT, aposta na vanguarda de tecnologias avançadas baseadas em Inteligência Artificial para a prevenção de ataques cibernéticos.


Com o avanço do uso das ferramentas de tecnologia baseadas na Inteligência Artificial, IA, a cibersegurança tornou-se uma preocupação central para empresas de todos os setores. “Com a IA generativa, os hackers podem desenvolver malwares mais inteligentes que se adaptam e evoluem para escapar das tradicionais medidas de segurança”, adverte Kleber Carriello, Engenheiro Consultor Sênior da NETSCOUT, especializada em soluções de cibersegurança.


Após pesquisas, a NETSCOUT concluiu que a própria IA, por meio de novas ferramentas, pode ser a solução para combater os riscos de segurança digital. A partir desta constatação, a empresa, que está na vanguarda da cibersegurança, desenvolveu ferramentas com este objetivo.


Uma delas é a Adaptive DDoS Protection com IA, que possui dois ajustes: um de medidas e outro de proteções. O ajuste de medidas tem como principais objetivos detectar, analisar e classificar vetores de ataque em mudança de um ataque em andamento em segundos, apresentar os resultados da análise e recomendações de contramedidas aos usuários e ativar contramedidas ajustadas.


Ambos buscam automatizar a inteligência de ameaças e a experiência da NETSCOUT Asert, recurso que fornece uma inteligência de ameaças operacionalmente viável para milhares de usuários de operadoras de rede por meio de feeds de segurança automáticos em banda. “Ao dar poder à IA, estamos simultaneamente abrindo novas possibilidades e enfrentando novos desafios. É crucial que utilizemos essas tecnologias de forma ética e responsável e que nos antecipamos a qualquer tipo de ameaça antes mesmo de ela acontecer,” afirma o diretor-geral da NETSCOUT no Brasil, Geraldo Guazzelli.
 

Já o ajuste de proteções tem como meta identificar comportamentos normais de tráfego e determinar linhas de base, utilizar os resultados da análise para fazer recomendações sobre como ajustar as configurações de proteção e ativar novas configurações de proteção.


Proteção de ataques governamentais


Segundo o recente Relatório de Inteligência de Ameaças da NETSCOUT, organizações com sede no Canadá sofreram mais de 130 mil ataques DDoS no segundo semestre de 2023, com hackers mirando setores de serviços financeiros, educação, seguros, saúde e governo. E para combater essas ameaças à diferentes serviços de ordem pública e que poderiam mudar alguns rumos da sociedade, o governo canadense utilizou Adaptive DDoS Protection com IA, para mitigar e aumentar a defesa DDoS local com serviços de limpeza de tráfego baseados em nuvem que estão totalmente integrados por meio de sinalização automatizada em nuvem.


Outro país que utilizou o mesmo monitoramento foi a Coreia do Sul. Ao qual foram identificados que diversos grupos estão envolvidos em uma onda de ataques DDoS. O notável grupo hacktivista South Korean Company, junto com CyberDragon, afirmou que seus ataques são à “Russofobia”. Vários outros grupos hacktivistas, incluindo EXECUTOR DDOS, Russian Cyber Army Team, e outros, afirmam também estar envolvidos nos ataques. O motivo geral por trás dos ataques aparenta ser de natureza geopolítica.


Para prever e prevenir esses ataques, a companhia utiliza redes neurais avançadas e algoritmos de aprendizado de máquina. “Implementamos sistemas que analisam grandes volumes de dados em tempo real, permitindo a detecção precoce de ameaças e a implementação imediata de contramedidas,” explica Carriello.


Sobre a NETSCOUT
  A NETSCOUT protege o mundo conectado contra ataques cibernéticos e interrupções de desempenho e disponibilidade por meio da plataforma de visibilidade exclusiva da empresa e soluções alimentadas por sua tecnologia pioneira de inspeção profunda de pacotes em escala. A NETSCOUT atende as maiores empresas, provedores de serviços e organizações do setor público do mundo. Saiba mais em www.netscout.com.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *