A Sankhya, uma das principais desenvolvedoras de software de gestão empresarial (ERP/EIP) do País e criadora do conceito de plataforma EIP (Enterprise Intelligence Platform), anuncia no Sankhya Connection, o Analytics AI, solução inovadora de análise de dados com uso de inteligência artificial. Quando conectado à Inteligência Artificial (BIA), a solução é capaz de, por meio de conversação, tirar dúvidas e criar insights detalhados a partir dos dados do próprio negócio. O objetivo é oferecer aos gestores mais insumos para tomadas de decisões mais assertivas e rápidas, os apoiando a interpretar dados, criar gráficos, dashboards e painéis de indicadores em tempo real, sem a necessidade de conhecimento técnico em codificação (no-code).
O Sankhya Analytics AI faz com o que o Grupo Sankhya possua o primeiro software de gestão a ter uma solução baseada no modelo EIP no mercado. O intuito é que ele funcione como um ChatGPT ou, ainda, uma Alexa corporativa capaz de fazer com que os líderes tomem suas decisões cada vez mais baseadas em dados.
“O futuro das empresas está na colaboração entre humanos e inteligência artificial. Acreditamos que em breve todos terão um assistente inteligente, que não só realizará tarefas operacionais, mas também fornecerá insights e suporte em tempo real. As organizações serão formadas por pessoas trabalhando de forma colaborativa com IA. O papel do ser humano será imprescindível, mas cada um terá o seu copiloto”, afirma Carlos Ferraiuolo, CPO da Sankhya.
A BIA se integra ao Sankhya Analytics AI e representa essa filosofia. A ideia é que a tecnologia facilite a rotina dos gestores, permitindo que os usuários “conversem com seus dados”. Por exemplo, um gestor pode perguntar: “BIA, qual a região do Brasil que mais vendemos?”. E ela responderá por meio de texto e também, construindo gráficos, dashboards e painéis de indicadores.
“Com um tempo de resposta de cerca de 2 segundos, a IA é capaz de participar até mesmo de reuniões de liderança, pois diretores e gestores poderão fazer perguntas em tempo real sobre o negócio. A tecnologia fornece respostas assertivas e ágeis, acessando informações do banco de dados da empresa e da internet, otimizando o processo de tomada de decisão”, complementa Ferraiuolo.
O futuro da gestão empresarial
A nova solução da Sankhya marca um novo passo na gestão empresarial, permitindo não só uma melhora na eficiência operacional, mas também oferecendo novas funcionalidades aos colaboradores, fazendo com que as empresas possam alcançar novos patamares de produtividade e inovação. Esse recurso conversa dentro do sistema Sankhya, mas a IA pode ser integrada a outros ERPs.
“A inovação da Sankhya ao lançar um software combinado com IA é revolucionária. Antes do ChatGPT e outras inteligências artificiais, obter uma resposta sobre dados da própria empresa era um processo demorado, exigindo tempo para levantamento e análise. Agora, com a BIA, os gestores têm acesso imediato a informações, transformando a maneira como as decisões são tomadas”, explica o executivo.
O objetivo da Sankhya é tornar-se a empresa mais desejada em seu segmento no país. Para isso, tem explorado sua capacidade de inovação com o lançamento de novas soluções, além de expandir suas operações por meio da abertura de novas unidades e aquisições, que fortalecem e complementam os negócios do Grupo. Atualmente, a empresa possui seis empresas em seu ecossistema, com expectativa de outras duas aquisições para este ano. Além disso, a companhia possui mais de 20 mil clientes e 45 unidades de negócios no País.
Sobre a Sankhya Gestão de Negócios
A Sankhya Gestão de Negócios é uma das principais desenvolvedoras de software de gestão empresarial (ERP/EIP). Fundada em 1989 pelos irmãos Felipe Calixto e Fábio Túlio, tem como objetivo transformar a sociedade por meio da gestão e seus diferenciais baseiam-se na liberdade e autonomia do seu sistema. A empresa também foi pioneira ao anunciar em 2019 uma plataforma colaborativa baseada no conceito de EIP (Enterprise Intelligence Platform), que conecta os dados da empresa com o mercado e realiza análises preditivas. Em 2020, recebeu um aporte de R$425 milhões aplicados pelo fundo soberano de Singapura, o GIC, essa transação marcou um dos maiores investimentos em companhias de software de gestão do País, o que faz da Sankhya uma das maiores provedoras de ERP do País. Hoje, possui mais de 50 Unidades de Negócios, 2.000 funcionários e 20 mil clientes nos 26 Estados da Federação. Além disso, tornou-se Grupo ao adquirir empresas como a Ploomes, maior CRM da América Latina, PontoTel, Neppo, Meetime, Mindsight, Asis, Espresso e, mais recentemente, a Vixting.