A Sicoob Cocred, uma das maiores e mais sólidas cooperativas financeiras do Brasil, transformou seus processos de atualização cadastral ao adotar o SoftExpert IDP (Intelligent Document Processing), uma solução que une inteligência artificial e machine learning. A tecnologia da SoftExpert, referência em gestão de conformidade e otimização de processos, possibilitou à cooperativa uma redução de 70% no tempo de processamento de dados complexos, convertendo horas de trabalho em minutos. Essa automação gerou economia de tempo, redução de custos operacionais e permitiu realocar profissionais para atividades estratégicas, agregando mais valor ao negócio.
Com a rápida expansão da cooperativa, que atualmente está presente em 35 cidades de São Paulo e Minas Gerais, e conta com 76 mil cooperados, a atualização anual dos cadastros, fundamental para o funcionamento eficiente da cooperativa e para garantir a segurança dos cooperados -, começou a se tornar cada vez mais desafiadora. Antes da implementação da tecnologia da SoftExpert o processo manual de atualização, que incluía a análise de documentos como declarações de imposto de renda, levava dias, e, em casos complexos, até uma semana.
A solução SoftExpert IDP automatiza a captura e classificação de dados, extraindo informações críticas com precisão. O principal diferencial é a significativa redução do tempo de processamento, agilizando a atualização de cadastros e transformando documentos em informações valiosas para a tomada de decisões.
Hermínio Gonçalves, CEO da SoftExpert Brasil, explica que o sistema aprende continuamente com novos tipos de documentos e padrões à medida que estes são processados, proporcionando uma solução robusta que evolui conforme as demandas do mercado. “A evolução contínua da nossa solução permite que nossos clientes, como a Sicoob Cocred, mantenham-se competitivos em um mercado em constante transformação.”
Com a adoção do SoftExpert IDP integrada à solução de BPM, a Sicoob Cocred conseguiu reduzir o tempo de atualização cadastral para cerca de 20 minutos, o que representa um terço do tempo anterior. Nos primeiros três meses de uso, mais de 7.500 documentos foram processados, triplicando a capacidade e praticamente eliminando erros, melhorando assim a experiência dos cooperados e fortalecendo a segurança dos dados.
“Nosso compromisso é oferecer serviços mais eficientes e precisos aos cooperados. A modernização tecnológica nos permite melhorar continuamente. Por isso, estamos comprometidos em expandir essas soluções para outros fluxos internos, pois acreditamos que essas tecnologias disruptivas têm um enorme potencial de aplicação em diversas áreas”, afirma Ademir José Carota, diretor Administrativo da Sicoob Cocred.
Segundo a consultoria Market.us, o mercado de Processamento Inteligente de Documentos deve crescer 28,9% ao ano, atingindo US$ 17,8 bilhões até 2032. Para a Sicoob Cocred, isso representa uma oportunidade de continuar expandindo seus serviços e de oferecer soluções ainda mais eficazes aos cooperados.
Sobre a SoftExpert:
Atuante no mercado de softwares para gestão empresarial, a SoftExpert surgiu em 1995. Atualmente, a marca conta com mais de 500 funcionários, 2 mil clientes, 3 milhões de usuários espalhados em todos os continentes em cerca de 50 países, 300 parceiros ao redor do mundo, incluindo alianças estratégicas com empresas como AWS, Baker Tilly e Kodak Alaris, além de unidades de negócios em 12 países, sendo eles Brasil, México, Colômbia, EUA, Reino Unido, Espanha, Alemanha, Itália, França, Turquia, Austrália e Portugal.