Com essa pontuação, a Siemens está entre o 1% das cerca de 73.000 empresas avaliadas em todo o mundo.
A Siemens recebeu 80 pontos no último EcoVadis Sustainability Rating e foi premiada com o reconhecimento mais alto – a medalha de Platina. Com essa pontuação, a empresa de tecnologia está entre o 1% das cerca de 73.000 empresas avaliadas em todo o mundo pela EcoVadis, uma das principais fornecedoras de classificações de sustentabilidade empresarial.
Desde 2021, a Siemens melhorou significativamente sua pontuação em 19 pontos, passando de Prata em 2021 para Ouro em 2023 e, finalmente, para Platina em 2024. A avaliação da EcoVadis considera 21 critérios de sustentabilidade em quatro temas principais: meio ambiente, trabalho e direitos humanos, ética e compras sustentáveis.
“Estamos imensamente orgulhosos dessa conquista, que é um testemunho de nosso compromisso com a sustentabilidade”, diz a Head Global de Sustentabilidade da Siemens, Eva Riesenhuber. “Mais de 90% de nossos negócios permitem que nossos clientes alcancem um impacto positivo em sustentabilidade nas áreas de descarbonização e eficiência energética, recursos com uso eficiente, economia circular, e centralidade nas pessoas e impacto na sociedade. Continuamos dedicados a ampliar nosso impacto em sustentabilidade.”
A Siemens define suas metas de meio ambiente, social e governança (ESG) por meio do framework estratégico DEGREE – levando a sustentabilidade para todos os ângulos. A empresa segue uma abordagem holística em seis áreas de atuação: descarbonização, ética, governança, recursos com uso eficiente, equidade e empregabilidade – com indicadores-chave rigorosos e mensuráveis.
As classificações de sustentabilidade da EcoVadis são baseadas em padrões internacionais de sustentabilidade, como os Dez Princípios do Pacto Global da ONU, as convenções da Organização Internacional do Trabalho (OIT), os padrões da Iniciativa de Relatórios Globais (GRI) e a norma ISO 26000. As classificações fornecem uma análise baseada em evidências sobre o desempenho e um roteiro acionável para melhoria contínua.
A Siemens AG (Berlim e Munique) é uma empresa de tecnologia com foco na indústria, infraestrutura, transporte e saúde. De fábricas mais eficientes em termos de recursos, cadeias de suprimentos resilientes e edifícios e redes mais inteligentes, a transportes mais limpos e confortáveis, bem como cuidados com a saúde avançados, a empresa cria tecnologia com propósito agregando valor real para os clientes. Combinando os mundos real e digital, a Siemens capacita seus clientes a transformar seus setores e mercados, ajudando-os a transformar o dia a dia de bilhões de pessoas. A Siemens também possui uma participação majoritária na empresa de capital aberto Siemens Healthineers, fornecedora líder global de tecnologia médica que está moldando o futuro da saúde. No ano fiscal de 2023, encerrado em 30 de setembro de 2023, o Grupo Siemens gerou receita de 77,8 bilhões de euros e lucro líquido de 8,5 bilhões de euros. Em 30 de setembro de 2023, a empresa contava com aproximadamente 320 mil funcionários em todo o mundo. Mais informações estão disponíveis pelo link.
No Brasil, a Siemens iniciou suas primeiras atividades em 1867, com a instalação da linha telegráfica pioneira entre o Rio de Janeiro e o Rio Grande do Sul. Em 1905, ocorria a fundação da empresa no País. Ao longo de sua história no Brasil, a Siemens contribuiu ativamente para a construção e para a modernização da infraestrutura. O Grupo Siemens é formado pela Siemens Brasil, pela Siemens Healthineers e pela Mobility. Atualmente, o Grupo Siemens conta com duas fábricas, sete centros de Pesquisa e Desenvolvimento e quatro Centros de Distribuição espalhados por todo o território nacional. Para mais informações sobre a empresa.