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Startup de marcação de ponto que usa IA recebe aporte milionário e projeta crescimento de 300%

Startup de marcação de ponto que usa IA recebe aporte milionário e projeta crescimento de 300%
Imagem: Pixabay

Criada em 2017, a partir de um projeto de uma software-house com foco em segurança patrimonial, a startup brasileira Gryfo tem se destacado entre as pioneiras no uso da Inteligência Artificial (IA), desde seus primeiros projetos. Nasceram assim soluções para o varejo, transportes, logística, prefeituras e parcerias com grandes empresas, como a Brinks e Santander.

“Muitos se surpreendem quando falamos que trabalhamos há mais de 7 anos, com IA e usamos tecnologia brasileira para que desenvolvedores de aplicativos e de outros softwares tenham acesso simples ao reconhecimento facial, sem precisar buscar soluções internacionais complexas ou demorar anos tentando criar sua própria tecnologia”, diz Victor Gomes, CEO da Gryfo.

Em 2020, suprindo a demanda crescente do mercado, a startup passou a focar seu negócio no reconhecimento facial (RF) tendo como clientes as software-houses do território nacional, dos mais variados portes e segmentos. Somando atualmente mais de 3 mil clientes, no último mês a Gryfo contabiliza 6,4 milhões de reconhecimentos faciais registrados por meio de sua tecnologia e 35 mil dispositivos conectados por dia.

A solução desenvolvida pode ser integrada de forma simples a outros sistemas por meio de uma API ou SDK. A qualidade também é um valor presente, a precisão do RF usado pela Gryfo é de 99.9% em casos reais, mesmo em condições de baixa iluminação e ainda permite reconhecer diversos tons de pele, assegurando uma identificação justa e precisa para todas as etnias.

“O sistema foi treinado pelo método deep learning e usa a IA ativamente e dinamicamente para reaprender cada rosto que vê. Sendo assim, a IA aprende quando uma pessoa está com ou sem barba, com ou sem óculos, se engordou ou emagreceu e assim por diante”, ressalta Victor.

Se a conexão com a internet não é boa ou é inexistente não tem problema, a Gryfo é pioneira no Brasil em RF que funciona offline (SDK), ideal para ambientes remotos, como por exemplo, para garantir o funcionamento do sistema de marcação de ponto de trabalhadores rurais.

A tecnologia tem sido usada para várias aplicações, como para controle de ponto, prevenção de fraudes de identidade, reconhecimento de motoristas, gerenciamento de eventos, clusterização de imagem, técnica semelhante à usada pelo Google Fotos, que identifica e agrupa as fotos que uma pessoa específica num mesmo local.

Dessa forma a RF ajuda na agilidade, segurança e mobilidade. Já em relação a segurança dos dados, as fotos guardadas no sistema são armazenadas nos servidores da Gryfo, no Brasil, onde são anonimizadas e criptografadas, seguindo as orientações da LGPD e GDPR.
 

Aportes e projeção de crescimento de 300%
 A Gryfo é uma das 17 startups selecionadas, dentre um total de 900 inscritas, para receber o aporte do Projeto INOVA Startups, uma parceria entre o Sebrae SC, Sebrae Nacional, Unifique, Raja Ventures e Bossa Invest. O programa, formado por diversas fases, investiu R$700 mil na startup. “Fomos selecionados por atender critérios como potencial de inovação, viabilidade do modelo de negócios, qualidade da equipe empreendedora e capacidade de escalabilidade”, explica Victor.

Além disso, a Gryfo recebeu aporte de R$150 mil da FEA Angels e de mais R$300 mil da Bossa Invest. O dinheiro está sendo usado para estruturar o nosso time comercial com foco em outbound e na prospecção ativa”, revela Victor. A empresa também focou na sua estrutura interna, contratando mais desenvolvedores, criando a nova área de Marketing e em breve, a área de Customer Success. “O montante total de investimento recebido foi 1 milhão 150 mil reais, entretanto o que investiremos no total será aproximadamente 3 milhões e meio, tirando mais da metade do valor do próprio bolso, sendo o reinvestimento da Gryfo, do nosso faturamento na empresa para que possamos crescer”, diz Victor. 

Visando o crescimento, entre os planos para o próximo ano está incluir novas áreas de atuação, além da área de RH, como a de transportes, de saúde e o mercado de eventos. As projeções para 2025, também são otimistas, a Gryfo espera crescer até 300% durante o ano em comparação ao mesmo período deste ano.

Sobre a Gryfo

Criada em 2017, a Gryfo é uma startup brasileira, especializada em tecnologias inovadoras e próprias, que usam a Inteligência Artificial para o reconhecimento facial. Por meio de um API ou SDK, essas tecnologias são integradas a soluções de outras empresas. Dessa forma, elas podem ser aplicadas em sistemas de reconhecimento facial usados para o registro de ponto de funcionários, na identificação de usuários durante eventos, no monitoramento de motoristas, entre outras.

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