Startups

Startups em ascensão: veja quem está movimentando o mercado brasileiro em 2024

Imagem: Freepik

CloQ, Cartpanda e Compre & Alugue Agora, Mandu, IFTL, Hand Talk e Proesc se destacam no ecossistema
 

O ano de 2024 tem servido de destaque para o ecossistema de startups no Brasil. Diversas empresas vêm se destacando pelo crescimento acelerado e as diversas inovações oferecidas ao mercado. Entre elas, destacam-se CloQ, Cartpanda, Compre & Alugue Agora, Mandu e o IFTL, que têm transformado os seus respectivos setores com soluções tecnológicas avançadas e estratégias de crescimento robustas.

Transformando a gestão financeira a partir de crédito positivo, seguro e inclusivo

Fundada em 2018 e operando desde 2020, a CloQ, fintech de impacto social, auxilia brasileiros a construírem um histórico de crédito positivo, seguro e inclusivo por meio do nano-crédito, desenvolve análise de crédito inclusiva, independente de renda ou do score tradicional, simplificando o acesso para quem mais precisa. Até hoje, a CloQ já realizou mais de 10 mil nano-empréstimos, para pessoas de todo o Brasil. Ao todo, são mais de 70 mil pessoas cadastradas na plataforma.
 

Solução de ponta a ponta com tecnologia nacional para o e-commerce

Uma startup de e-commerce, o Cartpanda, vive um bom momento nos negócios e, em 2023, encerrou o ano com um crescimento de 50% no negócio. Agora, em 2024, projeta crescimento de 60% impulsionado pela nova solução que permite aos e-commerces nacionais que vendam direto para o exterior. Conhecido como Cartpanda Global, o serviço é o primeiro do Brasil que utiliza tecnologia nativa e tem como objetivo facilitar a expansão de negócios para fora do país. A plataforma é um ecossistema completo para empreendedores digitais, a startup atua no desenvolvimento de soluções inovadoras para o setor, transformando o mercado de e-commerce nacional.
 

Revolucionando o mercado imobiliário com inovações e IA

O Compre & Alugue Agora (CAA), startup que conecta profissionais do setor com quem está buscando comprar, vender ou alugar imóveis, espera dobrar o número de usuários cadastrados na plataforma este ano, alcançando a marca de 12 mil quando completar um ano de lançamento em agosto de 2024. A partir de inteligência artificial, o CAA desenvolve soluções como o chatbot IAGO, especializado em mercado imobiliário para auxiliar o dia a dia dos profissionais do setor, além da Descrição Inteligência, solução que analisa todas as informações cadastradas no anúncio do imóvel, otimizando os processos para o dia a dia dos corretores de imóveis.
 

Atuando como a primeira Friendtech brasileira com foco em apoio emocional através de IA generativa

A Mandu, startup recém-chegada ao mercado, foi criada com o propósito de estabelecer uma conexão genuína com pessoas que necessitam de algum tipo de apoio emocional, oferecendo um sistema de escuta ativa e incentivos, sendo percebida como um ombro amigo para qualquer momento do dia. Desenvolvida para ser simples e de fácil acesso a qualquer usuário, a Mandu está integrada diretamente com o WhatsApp, e funciona com um chat, entre a IA criada pela empresa para para entender e responder às nuances emocionais, oferecendo interações personalizadas como se estivesse conversando como um amigo de verdade e o usuário.
 

Edtech pioneira no desenvolvimento de líderes em Inteligência Artificial

O Instituto de Formação em Tecnologia e Liderança, conhecido como IFTL, primeira e maior edtech voltada para o desenvolvimento de líderes de Tecnologia, Produto e Negócio em liderança, gestão e Inteligência Artificial (IA), tem como missão proporcionar um aprendizado contínuo e a especialização de conhecimentos já adquiridos para gestores, c-levels e profissionais de nível sênior, que buscam acelerar suas carreiras e atuar em frentes mais estratégicas nos negócios. Pioneira no desenvolvimento de líderes em Inteligência Artificial, a edtech lança a AI Accelerators, uma comunidade de aprendizado contínuo em IA, para profissionais de tecnologia e áreas de negócio para se manterem atualizados frente às mudanças de mercado e evoluções tecnológicas e atender à necessidade constante do mercado de conhecimento e atualização para acelerar a curva de aprendizado em IA.
 

Startup pioneira no uso de inteligência artificial para acessibilidade digital

A Hand Talk é a startup pioneira no uso de inteligência artificial para acessibilidade digital e usa a tecnologia há 12 anos. Ronaldo Tenório, CEO e cofundador da empresa, comenta que a tecnologia abriu portas para aumentar a inclusão social de pessoas com deficiência A Hand Talk conta com o Hand Talk App, “dicionário de bolso” que traduz palavras para Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Língua de Sinais Americana (ASL), e o Hand Talk Plugin, ferramenta que ajuda as empresas a aumentar a diversidade e inclusão digital de pessoas com deficiência. Companhias como Chevrolet, Hershey’s, LG, PepsiCo, Sodexo, Samsung e PwC são parte da carteira de clientes da startup. Em 2024, realiza o Link Festival 2024, o maior festival de acessibilidade digital da América Latina. Interessados podem se inscrever aqui.
 

Edtech amapaense que desenvolve soluções para gestão escolar com base em dados e tecnologia

A Proesc, é uma edtech amapaense que desenvolve soluções inovadoras de gestão para instituições de ensino, desponta na liderança da transformação digital na educação brasileira. Presente em Angola, Moçambique, Portugal, Senegal e Brasil, a startup já impactou mais de 2 milhões de alunos e está presente em 3 mil unidades escolares. Em 2023, a empresa faturou R$ 13 milhões. A startup também se posiciona como um ecossistema de inteligências aplicadas para transformar a gestão escolar: financeira, relacionamento, acadêmico, pedagógico e dados estratégicos. A plataforma funciona por meio de um software proprietário, a startup disponibiliza soluções que contemplam desde a matrícula, emissão de documentos de forma facilitada e pagamento recorrente até agenda de alunos para comunicados e informações, e outras funcionalidades.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *