Supermercados Sonda implementou tecnologia Nutanix para reduzir o número de servidores, economizando em energia.
O Grupo Sonda, uma das maiores redes de supermercados de São Paulo, está celebrando seu 50º aniversário com uma significativa modernização de sua infraestrutura tecnológica. A empresa adotou a tecnologia Nutanix, migrando de dois data centers próprios para um serviço de co-location. Essa mudança resultou em uma impressionante redução de servidores, de 130 para apenas 15, além de uma economia substancial em gastos com energia elétrica.
Alexander Bezuti, gerente de TI do Grupo Sonda, ressalta que essa transformação foi mais do que um simples investimento em tecnologia. “Não foi apenas um investimento em Nutanix, mas sim uma troca de cultura (abrindo mão de um ambiente local próprio – on-premises) escolhendo a contratação de serviços com data center de mercado. Todo processo foi muito bem planejado. De julho a agosto de 2020, tiramos o que estava na antiga plataforma VMware e migramos os dados on-premises da matriz na Avenida Paulista para Nutanix. O processo todo foi bem rápido e concluído em 90 dias”, explica Bezuti.
Parceria Estratégica com a ST3Tailor
A decisão de adotar a Nutanix foi tomada em colaboração com a ST3Tailor, integradora que atua com o Grupo Sonda há mais de 20 anos. Um estudo inicial indicou que a economia com energia elétrica seria suficiente para cobrir os custos da locação do data center terceirizado. Além de reduzir os gastos com energia e ar-condicionado, a migração trouxe benefícios adicionais, como a diminuição dos custos de manutenção e licenciamento de software.
Supermercados Sonda – Aumento da Eficiência e Segurança
Antes da migração, o ambiente do Grupo Sonda era descentralizado, composto por cerca de 130 servidores físicos, o que demandava melhorias em agilidade, gestão e segurança. A transição para a Nutanix reduziu o número de servidores para 15, distribuídos entre o data center principal em Cotia e o data center de recuperação em Barueri. Bezuti destaca a eficiência do novo sistema, que realiza replicações de dados a cada hora, garantindo uma janela de recuperação de no máximo uma hora em caso de falha no sistema primário.
Hoje, a infraestrutura da Nutanix suporta integralmente as operações do Grupo Sonda, incluindo lojas, vendas, softwares e centros de distribuição, com exceção do sistema de ERP. A empresa está explorando o potencial da nuvem e considera um ambiente híbrido no futuro, mas a continuidade com a Nutanix já está assegurada. Bezuti observa: “Hoje, com a infraestrutura atual, a gente dorme de madrugada. Antes desse projeto com Nutanix, nós já esperávamos ligações de emergência a qualquer hora da noite devido a algum servidor paralisado. Passamos a ter uma vida mais tranquila em comparação ao que era antes de 2019.”
Suporte à Expansão Rápida
Leonel Oliveira, diretor-geral da Nutanix, elogia a decisão do Grupo Sonda de modernizar sua TI: “O Grupo Sonda deu um salto em termos de otimização de sua estrutura de TI e isso foi fundamental para apoiar uma operação em rápida expansão. Nossa tecnologia entrega ao Varejo o processamento, a agilidade, a disponibilidade e a escalabilidade necessários mesmo em épocas de transbordo, proporcionando maior tranquilidade e segurança à equipe de TI.”
A modernização tecnológica do Grupo Sonda, com a adoção da Nutanix, não só impulsionou a eficiência operacional como também garantiu economia significativa, posicionando a empresa de forma robusta para enfrentar os desafios futuros no competitivo mercado varejista.