Inteligência Artificial

T-Systems utiliza IA para gerenciar infraestrutura de TI

T-Systems utiliza IA para gerenciar infraestrutura de TI
Imagem: Divulgação

No cenário atual, onde o crescimento e a inovação são essenciais para a competitividade das empresas, a infraestrutura de TI tem um papel determinante e deve ser capaz de evoluir junto com os negócios. Nesse contexto, o time de Cloud Services da T-Systems do Brasil desenvolveu o Magenta Cloud Intelligence (MCI), uma plataforma de infraestrutura em nuvem que tem a sua gestão otimizada, impactando significativamente na sua eficiência.

O que é o MCI?

A solução combina monitoramento, observabilidade, machine learning, automação e inteligência artificial em uma única plataforma, projetada para detectar e remediar incidentes automaticamente, oferecendo insights precisos e sugestões para otimizar operações e reduzir custos. Dessa forma, o MCI não só moderniza a gestão da infraestrutura de TI, mas também alavanca a tecnologia para proporcionar um ambiente mais seguro, ágil e econômico para as empresas.

Benefícios da Plataforma

Em apenas dois meses de operação, a plataforma de nuvem já apresentou benefícios claros, minimizando riscos de indisponibilidade da infraestrutura de TI, que poderia resultar em prejuízo para as empresas. Segundo Ricardo Kissu, membro do time que desenvolveu a solução, a combinação de tecnologias oferece uma abordagem proativa para acionamentos automáticos, resolução de problemas, análises de causa raiz e redução de custos, detectando e remediando incidentes sem a necessidade de interferência humana.

“Nosso time desenvolveu o MCI com o objetivo de utilizar a IA para levar mais inovação e eficiência para as operações de TI de nossos clientes” Ricardo Kissu – Head de Public Cloud e SRE na T-Systems do Brasil

Por meio do monitoramento e da observabilidade a ferramenta correlaciona alertas e minimiza ruídos, o que reduz os incidentes registrados no IT Service Management em até 70%. Já a utilização do machine learning e da inteligência artificial permite identificar a causa raiz dos incidentes, bem como a melhor forma de resolvê-los de forma fácil e definitiva, diminuindo em até 40% o tempo médio de resolução, o que garante a disponibilidade e confiabilidade da infraestrutura.

Exemplo de Dashboard do MCI – T-Systems

A plataforma também utiliza scripts e playbooks de automação para resolver de forma automática até 30% dos incidentes, evitando que o cliente seja impactado por períodos de inatividade e permitindo que as equipes de TI se concentrem em tarefas de maior valor. Os acionamentos são igualmente automáticos e, durante esses primeiros meses de utilização da solução, já foram realizados mais de 8000 por mês por meio de ligações, SMSs e mensagens de WhatApp.

Outra vantagem é a colaboração. Por ser um único produto, todas as operações podem ser realizadas em conjunto, evitando que os times trabalhem em ferramentas isoladas. Seus dashboards e relatórios inteligentes auxiliam na governança e na gestão de capacidade do ambiente, proporcionando insights valiosos que ajudam a otimizar recursos e a reduzir custos operacionais. E a arquitetura integra diversas soluções voltadas para Cloud Services, tendo como base a AIOps, que prioriza a experiência do cliente ao invés de uma abordagem mais tradicional, centrada em tecnologia.

Gestão para o Futuro

O T-Systems MCI foi desenvolvido para ser uma plataforma de cloud avançada, completa e confiável. A aplicação da inteligência artificial e das demais tecnologias integradas atende à necessidade de inovação das empresas de forma efetiva, aumentando a eficiência e reduzindo os custos da infraestrutura de TI. Sendo assim, a empresa que tiver os seus aplicativos, sistemas e informações em uma nuvem com esses recursos de gestão estará mais bem preparada para enfrentar os desafios do futuro com confiança e agilidade.

Sobre a T-Systems

Parte do Grupo Deutsche Telekom, a T-Systems possui cerca de 26 mil funcionários no mundo e receita de € 3,9 bilhões. Está presente em mais de 20 países e é uma das líderes globais no mercado de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

Atuando no Brasil desde 2001, a empresa possui hoje 9 escritórios em 4 estados e um SOC em Blumenau. Seus 2,1 mil colaboradores atendem a mais de 800 clientes, dos mais diversos segmentos, seguindo sólidos princípios de negócios: pessoas que fazem acontecer, trabalho em equipe, inovação, excelência operacional e, acima de tudo, foco no cliente.

Atualmente, a T-Systems oferece um portfólio integrado com foco em quatro áreas: Digital, SAP, Cloud & Infraestrutura e Segurança. Entre as suas especialidades estão os serviços de computação em nuvem (multi-cloud) e os serviços em SAP, realizados por mais de 2.700 consultores certificados ao redor do mundo, o que a posiciona como SAP Global Platinum Reseller Partner e RISEwithSAP Premium Supplier.

Seu portfólio também abrange diversas tecnologias como Modernização de Aplicativos, Análise de Dados, Inteligência Artificial, Realidade Aumentada, Cibersegurança e Soluções exclusivas para Gestão Logística, Cadeia de Suprimentos, Manufatura e Bancos, todas projetadas para levar a inovação a um próximo nível nas empresas clientes.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *