A Telstra e a Accenture anunciaram a proposta de uma joint venture (JV) para acelerar o roadmap de dados e inteligência artificial da Telstra, por meio da ampliação de sua liderança em redes, melhoria na experiência do cliente e do apoio à operação mais eficiente e eficaz de suas equipes.
Sob a liderança global conjunta, a JV contará com especialistas das equipes de dados e IA da Telstra e da Accenture para ampliar o trabalho da líder de telecomunicações australiana na criação de um ecossistema de dados e IA de classe mundial, modernizando as plataformas e incorporando IA responsável por princípio.
Como parte da JV, a Telstra se beneficiaria do investimento de 3 bilhões de dólares da Accenture em ativos, soluções industriais, empreendimentos, aquisições, talentos e parcerias no ecossistema, com acesso às mais recentes inovações em tecnologias e equipes de IA no Vale do Silício.
Um foco central da JV seria a reinvenção dos processos de negócios por meio de novos recursos como agentes de IA, permitindo que equipes trabalhem com ecossistemas de IA inteligentes para otimizar tarefas chave de ponta a ponta. A JV também permitiria o desenvolvimento de ferramentas especializadas de IA para apoiar as equipes a trabalharem de forma mais inteligente e rápida, ajudando a construir fluência em dados e IA em toda a força de trabalho da Telstra e acelerando o desenvolvimento de habilidades essenciais para o futuro.
A proposta de JV de sete anos está sujeita à consulta com os funcionários e sindicatos da Telstra. A força de trabalho central de Dados e IA da Telstra, sediada na Austrália e na Índia, receberia uma oferta para se juntar à JV. Ao final do período de sete anos, os funcionários seriam convidados a assumir uma função na Telstra. Espera-se que a aliança se torne mais eficiente e otimizada à medida que o roadmap de dados e IA da Telstra seja entregue.
A CEO da Telstra Vicki Brady disse que a JV se beneficiaria da expertise global da Accenture para escalar IA com responsabilidade rapidamente, o que ajudaria a Telstra a entregar conectividade ininterrupta e experiências melhoras aos seus consumidores.
“Fizemos um grande progresso em nossas metas de IA e já temos centenas de casos de uso que geram valor em toda a empresa. Isso inclui ferramentas de IA generativa criadas internamente, como o AskTelstra e o One Sentence Summary, que estão ajudando a nossa equipe a dar suporte aos clientes de forma mais eficaz e eficiente”, disse Vicki Brady, CEO da Telstra.
“Nossa ambição com dados e IA vai muito além da introdução de ferramentas de IA. Ela está no cerne do que fazemos – conectar a Austrália e os australianos ao mundo. Desde a construção de redes autorregenerativas e resilientes até a reinvenção das experiências de nossos clientes e a maneira como trabalhamos, a IA ajudará a impulsionar um futuro conectado e empolgante.”
“Chegaremos lá muito mais rápido e de forma mais eficiente colaborando em um ecossistema de líderes globais com pensamentos alinhados, aproveitando as fortalezas uns dos outros e acelerando a inovação. Nossa parceria estratégica com a Microsoft e nossa joint venture com a Quantium têm sido facilitadoras essenciais em nossa jornada de IA até agora, e essa joint venture com a Accenture nos impulsionará para a próxima fase de nossa evolução em IA”, finalizou Brady.
Julie Sweet, CEO da Accenture, destacou: “Estamos entrando em uma nova era de reinvenção impulsionada por IA. Empresas líderes em todo o mundo estão adotando a agentes de IA e a IA generativa para se reinventarem, usando a tecnologia e as novas formas de trabalho para impulsionar a produtividade e o crescimento.”
“Temos orgulho de nossa colaboração de longa data com uma empresa visionária como a Telstra, e estamos comprometidos em acelerar sua estratégia de negócios impulsionada por IA, que estabelecerá novos padrões para a indústria de telecomunicações.”
“Também estamos entusiasmados em combinar nossa experiência, talento e capacidades com as da Telstra para impulsionar a inovação e o valor para os clientes, colaboradores e acionistas da companhia, hoje e no futuro.”
Como parte dessas mudanças, a Telstra consolidaria o suporte de fornecedores de 18 prestadores de serviços de dados e IA para apenas duas joint ventures – Quantium Telstra e a aliança proposta com a Accenture. Isso promoveria uma parceria estratégica mais profunda, responsabilidade compartilhada e permitiria uma maior aceleração em dados e IA. Em linha com a consolidação dos parceiros da divisão de Engenharia de Software e TI da Telstra no ano passado, que viu a empresa sair dos 400 fornecedores que tinha para dois parceiros estratégicos, simplificando operações, diminuindo complexidade e gerando eficiências.
A joint-venture proposta seria 60% de propriedade da Accenture e 40% da Telstra, com a Telstra mantendo o controle sobre sua estratégia e roadmap de dados e IA, que a JV ajudará a entregar.