Um vasto acervo de 300 mil fotos de brasileiros, incluindo imagens de identidade e fichagens policiais, está disponível gratuitamente em um fórum da Deep Web, trazendo novos riscos de fraude para consumidores e empresas. A Solo Iron, braço de cibersegurança da Solo Network, identificou o material nesta segunda-feira, 4 de novembro. Com o vazamento, cresce a preocupação sobre o potencial de uso criminoso dessas imagens em fraudes financeiras e criação de deepfakes.
Risco de fraudes avançadas e ameaça à privacidade
De acordo com Felipe Guimarães, Head da Equipe de Cibersegurança da Solo Iron, o vazamento pode acelerar tentativas de fraude digital no país. “Para acessar o fórum, é necessário créditos que podem ser comprados. Com acesso ao fórum, e utilizando esses créditos, é possível fazer o download das fotos gratuitamente”, explica Guimarães. Ele acrescenta que algumas imagens aparentam ser de fichagens policiais do Espírito Santo, enquanto outras têm características de fotos de identidade.
Essas fotos, segundo a Solo Iron, possibilitam que criminosos criem perfis falsos para abrir contas bancárias, solicitar crédito e gerar deepfakes convincentes para uso em fraudes sofisticadas. “Recomendamos que empresas, especialmente no setor financeiro, redobrem a atenção para tentativas de fraude nos próximos dias”, orienta Guimarães.
Alerta para empresas e consumidores
Além das empresas, consumidores também devem se proteger contra possíveis golpes. O uso de buscas por imagem na internet, explica Guimarães, facilita a identificação preliminar de dados pessoais como nome, idade e perfis de redes sociais. Em caso de comunicações suspeitas solicitando confirmação de dados, os consumidores devem contatar diretamente a instituição financeira envolvida ou órgãos de proteção ao consumidor.
O Brasil e o cibercrime: um cenário em evolução
Pesquisas da Solo Iron apontam que o Brasil enfrenta desafios únicos no cibercrime, com grupos locais que utilizam a dark web para realizar fraudes financeiras com cartões de crédito, PIX e até extorsões. Parcerias com grupos globais também são cada vez mais comuns, aumentando o uso de ransomware para pressionar empresas e sequestrar dados de alto valor.
Sobre a Solo Iron
A Solo Iron, unidade de cibersegurança da Solo Network, atua na proteção cibernética corporativa com uma abordagem integrada e soluções de segurança de grandes fabricantes. Com mais de 20 anos de experiência no setor, a Solo Iron oferece desde proteção de endpoints até serviços de SOC gerenciado. Mais informações estão disponíveis no site da Solo Iron: www.soloiron.com.br.