Parceria VTEX e Supercampo possibilitou a integração de meios de pagamento, estoques, hubs logísticos e sistemas de gestão ERPs a fim de unificar e automatizar processos B2B
O Brasil está avançando rapidamente na digitalização do agronegócio, impulsionado tanto pela pandemia quanto pela sucessão familiar nas empresas, onde as novas gerações estão mais suscetíveis ao investimento em inovação. Uma pesquisa da McKinsey & Company revelou que o uso de meios digitais no agronegócio brasileiro aumentou de 36% antes da COVID-19 para 46% em 2021, um crescimento significativo comparado aos 7% nos EUA e na União Europeia. Essa modernização tem criado um mercado agrícola digital que impacta positivamente toda a cadeia produtiva.
Foi pensando nesse novo cenário, que a iniciativa intercorporativista digital Supercampo, formada por 11 das 20 maiores cooperativas agro brasileiras, firmou parceria com a VTEX, a plataforma de comércio composable e completa, para digitalizar a operação B2B de todos os seus clientes — Lar, Copacol, Agrária, Integrada, Castrolanda, Frísia, Capal, Cotrijal, Copercampos, Coopertradição e Coplacana. O anúncio reforça a tendência e a necessidade crescente das empresas do agronegócio de buscar tecnologias que facilitem a comunicação entre os produtores e toda a cadeia agro, otimizando processos, tomadas de decisão e a geração de negócios.
Na prática, por meio da suíte de produtos de B2B da plataforma VTEX, a Supercampo passou a integrar os meios de pagamento, SKUs (Unidade de Manutenção de Estoque), hubslogísticos e sistemas de gestão ERPs de cada uma das 11 cooperativas, unificando e automatizando processos. A partir dessa integração, foi possível digitalizar os fluxos comerciais de todas as empresas cooperadas — desde a compra e venda de produtos do varejoB2C até a comercialização de insumos importantes, como rações, óleo diesel e sementes, no modelo B2B.
De acordo com Fabio Schimidt, VP de Solutions Engineering da VTEX, a parceria com a Supercampo é um exemplo de como a tecnologia pode se ajustar a qualquer segmento, especialmente no agro, integrando a cadeia produtiva, passando pelos produtores rurais, cooperativas e propriedades, tudo em um ambiente 100% digital. “Desenvolvemos um modelo completo para os negócios online entre cooperativas e produtores, o que representa a chegada de uma solução inédita, que impulsiona significativamente a transformação digital do agronegócio brasileiro”.
Os modelos tradicionais das plataformas de ecommerce, até então, não atendiam as cooperativas do agronegócio. Isso porque o produtor rural tem condições comerciais diferentes do consumidor final ou de outra empresa – naturalmente, nos canais tradicionais o produtor precisa escolher se irá comprar utilizando os dados do seu CPF ou do CNPJ. “É preciso levar em conta, por exemplo, os benefícios fiscais do governo em cada localidade para isenção de impostos como o ICMS. Dessa forma, o produtor rural consegue comprar pelo CPF, fazer o faturamento pelo CNPJ e ser parametrizado de acordo com as regras fiscais do estado de origem da compra”, explica o VP.
No caso de um produtor rural com muitas propriedades, é necessário uma parametrização fiscal diferente para cada região no momento da compra. Esse proprietário, portanto, ao se logar na plataforma de ecommerce precisa identificar a loja de retirada do produto e para qual propriedade será o faturamento do pedido. “Parece algo simples, mas o projeto deu visibilidade a todo um um grupo que não estava sendo considerado pelas plataformas de vendas disponíveis no mercado”, esclarece Schimidt.
Ainda segundo Schimidt, outro grande desafio colocado pela Supercampo à VTEX foi a necessidade de redefinir toda a experiência de compra do produtor rural considerando o fato dele estar o tempo todo na lavoura e muitos não usarem o smartphone com tanta frequência. “Com base na análise das necessidades da Supercampo, desenhamos uma arquitetura que atende esse cenário e proporciona um processo de compra fluido, independentemente do modelo de negócio, seja ele marketplace, loja física, venda corporativa ou venda ao consumidor final. Algo que só foi possível com a arquitetura da VTEX e o suporte de um ecossistema de parceiros diversos”, explicou o executivo.
Para Leandro Carvalho, CEO da Supercampo, a parceria foi essencial para impulsionar o negócio das cooperativas sem eliminar a presença física. “Implementamos diversas funcionalidades, como checkout integrado, múltiplos cenários de entrega e retirada, cotação, pedidos em grade, ciclos de venda, sugestões de produtos, sincronização automática de estoque, entre outros. Pelo sistema, todos ganham com mais rapidez, confiança, qualidade de portfólio e preços, com o objetivo de conectar o produtor rural com as melhores oportunidades de negócios”, afirmou o CEO.
Parceria que gerou impacto
Ao digitalizar os estoques das cooperativas, vendendo em diferentes canais mais de 120 mil produtos disponíveis, a Supercampo beneficia diretamente 100 mil cooperados dessas 11 cooperativas. Em 2023, a Supercampo processou 170 milhões de GMV, sigla em inglês para Gross Merchandise Volume, que significa volume bruto de mercadorias.
Os cooperados da Supercampo destacaram como alguns dos benefícios a facilidade de compra, a agilidade na retirada e o acesso a todo o portfólio da cooperativa na palma da mão. Com a digitalização, os mais de mil vendedores das 300 lojas físicas passaram a enxergar as plataformas digitais como ferramentas de venda que impulsionam seus próprios resultados. A plataforma também estimula a proatividade do vendedor, que pode realizar vendas de forma ativa e atender múltiplos clientes simultaneamente — aumentando, assim, sua performance de vendas.
Para Schimidt a adoção da tecnologia transforma e facilita a forma de fazer negócios. “De maneira muito prática, os vendedores agora coletam os pedidos, geram carrinhos de compra e compartilham os links pelo WhatsApp com os produtores rurais, para que eles revisem e aprovem as compras. Toda essa facilidade só é possível a partir das configurações de APIs dentro da plataforma da VTEX”, comentou.
Entre os ganhos proporcionados pela plataforma composable e completa da VTEX e já comprovados pelas cooperativas da Supercampo estão a redução de custos fixos e um maior retorno sobre o investimento (ROI).
Sobre a VTEX
A VTEX (NYSE: VTEX) é a plataforma de comércio composable e completa que proporciona eficiência e reduz custos de manutenção para empresas que buscam otimizar seus investimentos em TI e modernizar seu stack tecnológico. Por meio de nossa abordagem de pragmatic composability, oferecemos a marcas, distribuidores e varejistas uma flexibilidade sem igual e soluções completas, permitindo que se foquem apenas em iniciativas que geram uma vantagem competitiva clara e maximizam os lucros. A VTEX conta com a confiança de 2.600 clientes B2C e B2B globais, incluindo Carrefour, Colgate, Motorola, Sony, Stanley Black & Decker e Whirlpool, com 3.500 lojas online ativas em 43 países (dados do ano fiscal encerrado em 31 de dezembro de 2023).
Sobre a Supercampo
Formada pelas cooperativas Agrária, Capal, Castrolanda, Coopertradição, Copacol, Copercampos, Coplacana, Cotrijal, Frísia, Integrada e Lar, a Supercampo tem como missão impulsionar a transformação digital das cooperativas agropecuárias brasileiras e desta forma, fortalecendo o elo entre cooperativas e cooperados. Uma cadeia produtiva digital com DNA 100% cooperativista, capaz de facilitar o processo de compra e gerar valor comercial.