A VTEX, plataforma de comércio composable e completa para grandes empresas, anuncia ao mercado o lançamento do VTEX Ad Network e promete transformar o mercado de Retail Media no Brasil. O produto chega como uma solução inovadora, permitindo que os varejistas criem e monetizem espaços publicitários em todos os seus canais de vendas de maneira fácil e eficiente.
“O VTEX Ad Network surge para atender a crescente demanda por estratégias de marketing digital mais personalizadas e eficazes. Além de permitir que o varejista monetize um espaço que ele já tem hoje em seu canal online, ainda traz para o consumidor uma nova oportunidade de encontrar o produto que busca de uma maneira fácil, dentro do seu contexto de compra. As antigas estratégias de trade marketing em ponto-de-venda, são nomeadas no comércio digital como Retail Media”, explica Rafaela Rezende, Presidente da VTEX no Brasil. Esses espaços publicitários podem incluir banners, anúncios em páginas de resultados de pesquisa, anúncios de produtos patrocinados, dentre outros.
Ainda segundo a executiva, os varejistas poderão oferecer aos compradores uma experiência de descoberta de produtos aprimorada e personalizada. A ferramenta se destaca por sua capacidade de integrar publicidade diretamente nas páginas de produtos e categorias, criando oportunidades de monetização em pontos estratégicos da jornada de compra. “A relação é de ganha-ganha. Ganha o consumidor, que passa a ser impactado por anúncios do seu interesse de compra; o fabricante, que investe em mídia com mais assertividade; e o anunciante – que tem na VTEX o facilitador dessa negociação, unindo toda a cadeia”, esclarece.
Com resultados positivos e um aumento visível nas receitas provenientes de seus investimentos, não é de se espantar que o segmento esteja se consolidando como prioridade na estratégia de marketing das empresas. O mercado global considera o Retail Media a terceira onda da publicidade digital com uma expectativa de gastos que ultrapassam os US$ 168 bilhões até 2027.
Já no Brasil, um estudo divulgado pelo IAB Brasil, entidade que reúne anunciantes, agências e empresas de tecnologia, e elaborado em parceria com a Kantar Ibope Media, revelou que o segmento recebeu R$ 2,6 bilhões em investimentos no ano passado.
“Estamos oferecendo uma solução que não só aumenta a receita dos nossos clientes, mas também melhora a experiência do consumidor ao apresentar anúncios relevantes de forma não intrusiva”, afirma João Werner, General Manager do VTEX Ad Network.
Na prática, o investimento em Retail Media é um aliado poderoso para as marcas, impulsionando o tráfego e convertendo leads em vendas, mas também é preciso cuidado. “Estamos falando de altos investimentos em mídia digital. Por isso, é crucial para as empresas contar com parceiros de confiança que possam garantir um retorno consistente e transparente, maximizando o valor do investimento e minimizando riscos”, ressalta Werner.
No setor de farmácias, a VTEX já conta com 12 lojas ativas na rede, gerando cerca de 100 milhões de impressões em produtos patrocinados. Isso se traduz em um volume de vendas de aproximadamente R$ 6 milhões, proporcionando um retorno sobre o investimento quatro vezes maior para os anunciantes.
Atualmente, grandes varejistas de diversos segmentos, como Grupo DPSP (Drogarias Pacheco e São Paulo), Decathlon, Zona Sul, Bistek e Savegnago, utilizam a solução do VTEX Ad Network.
Entre as empresas anunciantes destacam-se grandes marcas como Kenvue, P&G, Kimberly Clark, Heineken, Ambev, Essity, SC Johnson e Nivea.
Para Renato Marolla, coordenador de ecommerce na SC Johnson, a ferramenta do VTEX Ad Network foi o diferencial para atingir as metas. “A ferramenta do VTEX Ad Network nos permitiu ter um desempenho acima da média do mercado, tanto nos KPIs de ROI e ROAS e isso nos faz continuar investindo nessa solução,” compartilha Marolla.
A empresa também possui contrato com as principais agências e grupos de mídia que fazem parte do ecossistema de retail media, ajudando as marcas a maximizar investimentos e alcançar os objetivos de marketing. Dentre as principais agências, destacam-se Enext, Global Shopper, Media Monks, Accenture Song, MaCarta, Dentsu, Cadastra, entre outras.
Exemplo de campanha. Divulgação VTEX |
Interface intuitiva
Com o VTEX Ad Network, os varejistas têm acesso a uma interface intuitiva que facilita a criação e o gerenciamento de campanhas publicitárias. A plataforma da VTEX integrada ao novo produto permite a personalização dos anúncios com base no comportamento e nas preferências dos consumidores, otimizando assim o retorno sobre o investimento em mídia. Além disso, a solução se integra a outros sistemas existentes de ecommerce, garantindo uma implementação rápida e uma consolidação do inventário dos varejistas.
O lançamento do VTEX Ad Network marca uma nova era para o Retail Media no Brasil, destacando-se como uma ferramenta essencial para os varejistas que buscam maximizar suas oportunidades de receita e oferecer experiências de compra mais envolventes e personalizadas. Com o crescimento contínuo do comércio eletrônico no país, a solução da VTEX promete ser um diferencial competitivo significativo no mercado.
“Continuaremos evoluindo nossas ofertas para atender às necessidades dinâmicas do varejo, consolidando ainda mais a nossa posição como uma das principais fornecedoras de soluções para ecommerce e Retail Media no Brasil ao lado dos grandes players”, completa Rafaela Rezende.
Sobre a VTEX
A VTEX (NYSE: VTEX) é a plataforma de comércio composable e completa que proporciona eficiência e reduz custos de manutenção para empresas que buscam otimizar seus investimentos em TI e modernizar seu stack tecnológico. Por meio de nossa abordagem de pragmatic composability, oferecemos a marcas, distribuidores e varejistas uma flexibilidade sem igual e soluções completas, permitindo que se foquem apenas em iniciativas que geram uma vantagem competitiva clara e maximizam os lucros. A VTEX conta com a confiança de 2.600 clientes B2C e B2B globais, incluindo Carrefour, Colgate, Motorola, Stanley Black & Decker e Whirlpool, com 3.500 lojas online ativas em 43 países (dados do ano fiscal encerrado em 31 de dezembro de 2023).