Startups

Zapia é uma das alternativas para usar IA no WhatsApp, após suspensão do Meta AI

Zapia é uma das alternativas para usar AI no WhatsApp, após suspensão do Meta AI

Com a Zapia, é possível otimizar tempo e ter agilidade com transcrição de áudio, tirar dúvidas, recomendação de produtos e interpretação de imagens

A Meta anunciou a suspensão dos recursos de inteligência artificial (IA) generativa no Brasil, e com isso, a Meta AI, assistente que integraria as plataformas da empresa, também foi interrompida. Alguns dos recursos anunciados para os usuários do WhatsApp seria a criação de textos, transcrição de áudios e o uso de assistentes inteligentes sem sair do aplicativo. Esse mercado está estimado em US$ 14,77 bilhões em 2024, com previsão de atingir mais de US$ 60 bilhões até 2029, de acordo com relatório da Mordor Intelligence.

A boa notícia é que já existem algumas alternativas autorizadas pela Meta que podem ser usadas dentro do WhatsApp, como a Zapia AI. A assistente pessoal tira dúvidas de trabalho, ajuda com planos de negócio, auxilia na busca por produtos e serviços, na pesquisa de viagens, recomendação de lugares, entre outros tópicos. Ainda, ela pode transcrever áudios, economizando tempo do usuário, ou interpretar imagens para identificar qual planta está na foto, por exemplo. Tudo isso a uma mensagem, ou áudio, de distância.

“A IA pode, e já está sendo, extremamente proveitosa para pessoas que têm necessidades totalmente diferentes umas das outras. Seja para quem quer saber do clima, produzir conteúdos ou até para quem não gosta de áudios ou precisa transcrevê-los em texto, como pode ser o caso de pessoas com deficiência auditiva. A inteligência artificial é para todos e chega para trazer praticidade à rotina”, explica Michele Chahin, VP de marketing da Zapia, assistente pessoal inteligente no WhatsApp.
 

A ideia de empresas como a Zapia é que ela seja como um Chat-GPT dentro do WhatsApp e, sobretudo, uma companheira para todas as horas, descomplicando o dia a dia. A startup, inclusive, é uma que tem despontado no cenário de chatbot de IA na América Latina — em especial no Brasil — e alcançou, recentemente, 2 milhões de usuários em menos de um ano. Em maio, foi selecionada entre 15 startups para o programa de aceleração “AI First”, do Google for Startups, nos Estados Unidos.
 

Em relação aos recursos mais utilizados pelos brasileiros com a IA, a Zapia aponta que a transcrição de áudios está no topo. Com a transcrição feita em poucos segundos, o recurso encanta usuários por trazer otimização de tempo e agilidade, não só por ouvir o que a outra pessoa do lado da tela tem a dizer, mas também por facilitar o “copia e cola”, no caso de o usuário precisar ter o conteúdo escrito.

O WhatsApp também é o app preferido dos brasileiros, conforme apontou a pesquisa do Ibope de dezembro de 2023, o que traz ainda mais sentido para o uso da IA dentro do aplicativo. “Ele já atravessou a fronteira de ser apenas um app de celular, é mais do que isso. É como conversamos com família e amigos, guardamos documentos, trabalhamos, compramos e contratamos serviços. Ter um chatbot dentro do ‘zap’ torna o cotidiano muito mais ágil e dinâmico, fatores essenciais na vida dos brasileiros, visto que o acessamos diariamente”, complementa a VP de marketing da Zapia.
 

Sobre a Zapia A Zapia é uma assistente pessoal inteligente no WhatsApp que responde mensagens de áudio, imagem ou de texto. Ela tira dúvidas, faz recomendações, transcreve áudios e interpreta imagens sobre questões gerais, de lifestyle e trabalho, sugere produtos, serviços, entre outros. A startup foi fundada em 2023 pelos uruguaios Martín Alcalá Rubí, Juan Pablo Pereira, Nicolás Loeff, Juan Olloniego e Pablo Rodriguez-Bocca. É a primeira assistente de inteligência artificial desenvolvida exclusivamente para latino-americanos, sendo o Brasil seu principal mercado.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *